O Caxias novamente se classificou para a fase de quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro e vai para a sua quinta decisão valendo o acesso nos últimos oito anos. Após dois empates em 0 a 0, a equipe grená eliminou o Ceilândia-DF, nos pênaltis por 7 a 6, no sábado (20), em Ceilândia-DF, e segue vivo na briga pelo tão sonhado retorno à Série C.
Nas quartas de final, o Caxias vai decidir uma das vagas à Série C diante da Portuguesa-RJ, que passou pelo Patrocinense-MG. O primeiro jogo será no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. A partida de volta ocorre no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. A equipe carioca terá a vantagem do mando de campo por ter campanha melhor na classificação geral.
O jogo:
Na etapa derradeira, as equipes encontraram dificuldades para achar os espaços na defesa adversária para criar chances claras de gol. O Ceilândia apostava na bola parada, sobretudo por meio de Daniel, enquanto o Caxias tentava finalizações de média e longa distância. A melhor oportunidade surgiu nos pés do artilheiro Eron, o qual chutou cruzado e a bola passou raspando a trave.
No segundo tempo, os times continuaram pecando no setor ofensivo, criando poucas chances de gol. Jogando diante de sua torcida, o Ceilândia tentou pressionar os visitantes em busca da vitória, porém pouco agrediu a equipe grená. O time gaúcho, por sua vez, teve poucas aparições no ataque. Sem balançar as redes, as equipes decidiram a classificação nos pênaltis.
Nas cobranças, Joãozinho teve a chance de garantir o grená na próxima fase, mas errou a última batida. Nas alternadas, Fabian Volpi brilhou com uma defesa e o zagueiro Fernando teve a tranquilidade de classificar o Caxias às quartas de final da Série D.
Confira os confrontos de quartas de final da Série D:
Ferroviário-CE x Maranhão-MA
Athletic Club-MG x Bahia de Feira-BA
Sousa-PB x Ferroviária-SP
Portuguesa-RJ x Caxias