Muito se fala da menopausa, a queda natural nos hormônios reprodutivos femininos que acontece quando uma mulher atinge 40 ou 50 anos.
Mas a andropausa, que atinge homens a partir de 45 anos, também merece atenção. A andropausa é causada pelo envelhecimento das gônadas masculinas, glândulas responsáveis pela testosterona e pela produção de hormônios sexuais. Mesmo sendo comparado à menopausa em mulheres, a andropausa não atinge todos os homens e não afeta a fertilidade.
A mudança, se acontecer, é parcial e progressiva.
E por isso mesmo, muitos homens não percebem os principais sintomas da andropausa, 71% dos homens desconhecem os sintomas da andropausa.
Veja os principais sintomas da queda de hormônio masculino:
Abdome volumoso
Com a idade, os homens costumam acumular uma gordurinha a mais na barriga. Mas, às vezes, esse pode ser um sinal de andropausa.
Isso acontece porque a perda de hormônios provoca a diminuição de massa muscular e ganho de gordura corporal.
Diminuição de pelos pubianos
Uma das mudanças do padrão masculino durante a andropausa é a diminuição de pelos. É possível notar um crescimento reduzido da barba e diminuição de pelos especialmente nas axilas e púbis.
Aumento do volume do peito
Como dissemos antes, quando os músculos perdem o tônus, engordamos e esse ganho pode ser convertido em estrogênio, que atua para fazer os seios crescerem. Ainda que mínimo, é possível notar um crescimento.
Distúrbios do sono
Qualquer desequilíbrio hormonal provoca mudanças em nosso sono. Os homens tendem a adormecer cedo e acordam logo, o que os deixa sonolentos e cansados durante o dia.
Diminuição da libido
A baixa hormonal é proporcional ao baixo desejo de fazer sexo. Acrescente uma sensação de cansaço e teremos a perfeita combinação antidesejo.
Diminuição do volume dos testículos
A diminuição da produção de testosterona que é secretada pelos testículos determina a diminuição deles.
Alteração do humor
Quando os homens perdem a confiança em sua masculinidade, podem começar a sofrer problemas psicológicos, medo, sentimentos de solidão, depressão. O medo da morte também começa a aparecer porque eles sentem que estão em declínio.
Dor articular
Começam ligeiramente e aumentam com o tempo as dores nos joelhos, costas, cotovelos e mãos. É apenas parte do processo que leva à perda hormonal, razão pela qual é importante manter uma rotina de exercícios.
Disfunção erétil
A baixa testosterona não está diretamente relacionada à ereção. A disfunção começa acontecer devido à perda do desejo. Sempre é importante fazer avaliação e acompanhamento médico.
Mín. 14° Máx. 25°