Apesar de a Prefeitura ampliar os horários de atendimento no inverno por meio do Programa Inverno com Saúde, a população relata carências no serviço público disponibilizado em unidades de saúde. É o caso da ESF do bairro Vila Nova II. Conforme moradores, os atendimentos estão sendo "restritos", uma vez apenas casos de urgência e emergência são atendidos no local.
A unidade teve o horário de atendimento ampliado na segunda-feira das 17h30 às 21h, auxiliando a população que não consegue deixar o trabalho na parte da manhã e da tarde para ser atendido. Os moradores comemoraram o avanço com a ampliação de horários, mas relatam que o sistema está deixando a desejar, uma vez que os atendimentos são restritos.
A maior reclamação dos usuários é que somente casos de urgência e emergência estão sendo atendidos na unidade, enquanto atendimentos de casos como trocas de receitas, análise de exames, consultas de casos simples, a exemplo de pessoas gripadas ou com febre, não estão sendo realizados no local.
Uma moradora, que não quis se identificar, relatou a sua indignação. Conforme a paciente, o doutor relatou que há medicamentes que o próprio sistema não autoriza liberar em determinado horário, pois não é considerado medicação de urgência e emergência.
Em nota, a prefeitura relata desconhecer a situação e afirma que o atendimento é de livre demanda. "O atendimento é livre demanda para todo tipo de paciente. Desconhecemos alguma situação que tenha acontecido fora desses atendimentos", explica.
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