Popularmente conhecida como Erva-dos-soldados, Camomila nacional, Milefólio, Marcela-do-campo e Milfolhada, a macela (ou marcela, os dois nomes são corretos) é amplamente utilizada na medicina natural como calmante caseiro. Aqui no Rio Grande do Sul, muitas famílias têm o costume de colher a planta antes do nascer do sol na Sexta-feira Santa. Ela tem muitos benefícios e pode ser consumida como chá ou até em gemadas com leite.
Como características de estrutura, esta planta da família das asteraceae tem formato de arbusto e dela surgem pequenas flores amareladas, surgindo uma vez ao ano, geralmente em locais quentes, e chegando a atingir até 50 cm de altura. Suas folhas são alongadas e, assim como suas flores, também possuem cor amarelada. Esta planta, que é originária da América do Sul, pode ser encontrada comumente em beiras de estrada, pastagens ou terrenos baldios devido à sua condição de planta naturalmente invasora.
Como princípios ativos, possui em sua composição química flavonoides, tanino, ésteres, óleo essencial e saponinas, agindo como relaxante e antialérgico em potencial, auxiliando a vida de enfermos de maneira natural e sem prejuízos à saúde. A macela ajuda em casos de Azia, cálculo biliar, dor de cabeça, cólicas intestinais, contrações musc lares bruscas, contusões, desordens menstruais, diarreias, disenteria, disfunções gástricas e digestivas, dor de estômago, estimulante para a circulação, febre, gastrite, impotência, inapetência, inflamação, lavar feridas e úlceras, má digestão, pele e cabelos delicados, nervosismo, resfriado, retenção de líquidos, reumatismo, suores fétidos nos pés, icterícia, colesterol alto, cistite, nefrite e colecistite.
Gemada com leite e macela é muito bom para tosse
Muita gente não sabe, mas um remédio natural para o combate à tosse seca tem um de seus ingredientes a macela. A gemada com leite e macela é ideal para estes casos. Deve ser tomado à noite, de preferência antes de dormir. Veja como é fácil e simples de fazer.
Ingredientes:
300ml de leite
1 gema de ovo
2 colheres (de sopa) de açúcar
um pouco de marcela
Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque a gema de ovo e o açúcar, misture bem e bata, até ficar um creme amarelinho e bem homogêneo (vai parecer sorvete semi derretido).
Ferva o leite junto com a macela. Depois de fervido, coe o leite e misture com creme de gema com açúcar (aquele que você preparou no início da receita e que parecia sorvete semi derretido).
Agora é só tomar, escovar os dentes e correr para baixo das cobertas.
PS: A quantidade de leite fica ao seu critério. Se quiser a gemada mais forte, diminua a quantidade de leite, se quiser mais fraca, aumente.
Mín. 14° Máx. 25°