Cultura Oportunidade
Oficinas de Processos Artísticos e Exposição com Acessibilidade está com inscrições abertas
Projeto é voltado para adolescentes de escolas públicas e membros da Associação dos Surdos com inscrições até o dia 5 de setembro.
17/08/2023 13h17
Por: Marcelo Dargelio

Neste cenário cultural e social de Bento Gonçalves, uma iniciativa inovadora está se desenhando, trazendo a convergência entre arte, intersecções e sustentabilidade. Com um olhar atento para a inclusão e acessibilidade, o projeto "Arte, Intersecções, Sustentabilidade: Oficinas de Processos Artísticos e Exposição com Acessibilidade" se ergue como uma oportunidade única para adolescentes de escolas públicas e membros da Associação dos Surdos. As portas estão abertas para participantes ansiosos por explorar a riqueza da arte e sustentabilidade, e o processo de inscrição é simples. Alunos das escolas públicas são convidados a participar desta jornada, e as inscrições estão disponíveis até 5 de setembro através do preenchimento de um formulário CLICANDO AQUI .

Concebido pela visionária Prof.ª Dr.ª Cristine Tedesco, uma doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Università Ca' Foscari de Veneza, o projeto encontra seu coração na empresa Ártemis: História, Arte e Cultura. A trajetória da Prof.ª Dr.ª Cristine e seu compromisso com a inclusão e a promoção da arte como um instrumento de transformação são os pilares desse projeto.

Com o apoio imprescindível da Associação dos Surdos de Bento Gonçalves (ASBG), do Museu do Imigrante e do patrocínio generoso do Supermercado Grepar, através do Sistema Pró-Cultura RS e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto visa oferecer um leque de oficinas que transcende a convencionalidade. História da arte, teatro e técnicas artísticas diversas formam o núcleo do programa.

Essa jornada criativa se desdobrará em 184 horas de atividades intensas, todas ministradas em locais de destaque cultural e social, incluindo a Escola de Arte Micael Biasin, a Sala Hip Hop Nest Support e a própria Associação dos Surdos de Bento Gonçalves. A abordagem inclusiva é a espinha dorsal do projeto, com a disponibilização de materiais e certificações para os participantes.

Continua após a publicidade

No primeiro bloco do projeto, as oficinas de história da arte, com 20 horas de duração, fornecerão uma visão panorâmica do legado artístico, inspirando jovens mentes a explorar o mundo da expressão visual. Além disso, as 10 oficinas de técnicas artísticas, que englobam desde desenho tradicional até arte sustentável, proporcionarão uma experiência imersiva de 140 horas de duração, promovendo a autoexpressão através de meios diversos.

A criatividade também ecoará através das oficinas de teatro, com 24 horas de duração, onde os participantes mergulharão no universo das artes cênicas, explorando suas habilidades interpretativas e de comunicação.

Um dos momentos culminantes desse projeto revolucionário será a exposição dos trabalhos produzidos, que ocupará os espaços do Museu do Imigrante por 30 dias. Com um foco excepcional na acessibilidade, a exposição contará com audiodescrição de 10 obras, material audiovisual projetado durante a mostra e uma apresentação teatral especial interpretada em LIBRAS.

Continua após a publicidade

Portanto, se você é um adolescente curioso, ávido por mergulhar em um universo de criatividade, arte e inclusão, não perca essa oportunidade. Junte-se a este projeto e deixe sua marca na história da arte de Bento Gonçalves, ajudando a construir um futuro mais inclusivo, acessível e sustentável através das expressões artísticas.