O Transbordo Municipal de Bento Gonçalves receberá uma grande reforma depois que a Câmara de Vereadores aprovou na última segunda-feira, 14, a abertura de crédito de quase R$ 500 mil do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
De acordo com o Secretário da pasta do Meio Ambiente, Osmar Bottega, o Transbordo Municipal localizado na Estrada da Vindima, no bairro Pomarosa, recebe cerca de 120 toneladas de resíduos por dia e seguindo adequações solicitadas pelos técnicos do Licenciamento Municipal, em consonância com a Legislação Ambiental, serão necessárias algumas reformas no espaço para continuar atendendo a demanda da cidade. As obras foram aprovadas em uma reunião do CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
Osmar salienta que terão mais etapas na reforma do Transbordo, mas a única confirmada, até o momento, é esta que será usado R$ 479.596,93 do Fundo Municipal do Meio Ambiente. "O projeto em questão contempla adequações das condições estruturais e operacionais do transbordo municipal. Todas as reformas serão realizadas com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, sendo que nesta primeira etapa, serão realizadas as melhorias na rampa de acesso e pátio de descarga de resíduos, com escavação horizontal, regularização e compactação, piso de concreto na entrada e saída da balança; instalação da caixa de concreto e grelha para retenção de chorume e tubulação da rede coletora," destaca o secretário.
Com a aprovação dos vereadores, nos próximos dias a Prefeitura deve lançar o edital de licitação para contratar a empresa responsável pela obra. Segundo o projeto, o prazo para a realização da reforma é de 120 dias.