Região Operação
Polícia Civil faz mega operação contra esquema de lavagem de dinheiro
Ao todo foram cumpridos 61 mandados de busca e apreensão e três prisões preventivas em 10 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na Serra Gaúcha ninguém foi preso até o momento. .
16/08/2023 09h01 Atualizada há 1 ano
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Divulgação

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (16), na cidade de Viamão, uma mega operação para desarticular quadrilha suspeita de esquematizar lavagem de dinheiro oriundo do tráfico. Foram cumpridos 61 mandados de busca e apreensão em 10 cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dentre elas em Garibaldi, no bairro Fenachamp. 

A ação no município contou com agentes da Polícia Civil de Garibaldi e Carlos Barbosa. Até o momento, ninguém em Garibaldi foi preso por meio da operação. Desde o início da operação, seis pessoas foram presas e foram apreendidos 13 veículos, um jet ski, três armas de fogo, munições e R$ 70 mil. 

Conforme informações da Polícia Civil, as investigações, que duraram cerca de 15 meses, apuraram que os lucros obtidos com a venda de drogas de uma facção, que tem base no Vale do Sinos, eram enviados para contas bancárias dos criminosos ou de seus familiares. O dinheiro era investido na compra de bens e imóveis de luxo, compra e venda de veículos em empresa situada em Viamão e investido em carregamento de entorpecentes e armas de fogo, num esquema que movimentou mais de R$ 17 milhões. 

A Polícia Civil já efetuou três prisões preventivas, bem como bloqueou contas bancárias vinculadas a 47 CPF/CNPJ e cinco imóveis. O titular da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Gravataí, delegado Eduardo Amaral, afirmou que a conta central do esquema era vinculada a uma revenda de veículos, que recebia valores do tráfico para a compra de veículos. De acordo com as investigações, a empresa possuía o registro de 180 veículos e transferia com frequência carros para membros ou familiares da facção, além de fazer pagamentos para a facção (diretamente ou por meio de contas de passagem) e pagamentos para advogado da facção. 

Continua após a publicidade

Com o aprofundamento das investigações e com o apoio do setor de inteligência da Brigada Militar foi possível desvelar esquema desenvolvido para lavar o dinheiro oriundo do tráfico que culminou na Operação Car Wash. Segundo a Polícia, ao menos, 41 indivíduos foram identificados como operadores do esquema.

No Rio Grande do Sul, os mandados são cumpridos em Porto Alegre, Viamão, Sarandi, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Garibaldi, Canoas, Sapucaia do Sul e Estância Velha. Em Santa Catarina, os policiais cumprem mandados em Imbituba.