O Guarany de Bagé e o Santa Cruz garantiram o acesso ao Gauchão 2024 e a vaga à final da Divisão de Acesso de 2023. Em confrontos realizados no domingo (13), pelos jogos de volta da semifinal, o time alvirrubro passou pelo Monsoon FC, de Porto Alegre, no Estádio Montanha dos Vinhedos, enquanto o Galo Carijó de Santa Cruz do Sul deixou para trás o Lajeadense para voltar à primeira divisão estadual.
Agora, as duas equipes se preparam para a decisão do campeonato que começa a ser disputada no próximo final de semana. Por ter melhor campanha, o Santa Cruz decidirá o título em casa. O jogo de ida ocorre neste domingo (20), às 15h, no Estádio Estrela D'Alva, em Bagé.
Em Bento, Guarany de Bagé conquista o acesso
Em Bento Gonçalves, casa momentânea do Monsoon na Divisão de Acesso, o Guarany empatou em 0 a 0 com o time da capital, comandado por Márcio Ebert. Como tinha vencido o duelo da ida por 1 a 0, a igualdade classificou o Índio de Bagé, que retorna à elite um ano após ter caído da primeira divisão.
Ao longo da partida, o Trovão da Zona Sul teve mais posse de bola e finalizações a gol, porém o Guarany se defendeu bem e manteve a vantagem. Com o apito final, os jogadores do Guarany celebraram o acesso e a vaga na final com os torcedores que marcaram presença em peso na Montanha dos Vinhedos.
Após uma década, Santa Cruz volta à elite
O Santa Cruz conquistou o acesso e a vaga na final da Série A2 após vencer o Lajeadense por 1 a 0 no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz. O gol da classificação foi marcado pelo atacante Eduardo, de pênalti, aos 26 minutos do segundo tempo. Como o jogo de ida havia terminado empatado em 1 a 1, a vitória simples bastava ao Galo. Além disso, o triunfo garantiu ao Santa Cruz a vantagem de decidir o título do campeonato em casa.