Bairros Susto
Apagão nacional atinge Bento Gonçalves e outras cidades da Serra Gaúcha
O fato ocorreu na manhã desta terça-feira, 15, devido uma instabilidade no sistema interligado nacional, porém a região Sul foi a menos atingida.
15/08/2023 10h36 Atualizada há 1 ano
Por: Renata Oliveira Fonte: CNN Brasil/Gaúcha ZH

Na manhã desta terça-feira, 15, Bento Gonçalves e várias outras cidades de todo o Brasil sofreram um apagão de energia elétrica. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste. O Sul foi o menos atingido. 

Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. Na Serra Gaúcha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Carlos Barbosa, Veranópolis, Garibaldi e Nova Prata foram atingidas pela falta de luz por volta das 08h20min. 

A recomposição foi iniciada em todas as regiões e, até às 09h16min, seis mil MW já foram recompostos, informou a ONS.

A RGE informou ao Jornal Pioneiro que o desligamento ocorrido nesta manhã deveu-se a "uma instabilidade no sistema interligado nacional. Essa instabilidade causou interrupção para 447 mil clientes em diversos municípios atendidos pela RGE. A energia já está sendo restabelecida. Outras informações podem ser obtidas junto ao ONS - Operador Nacional do Sistema". 

Continua após a publicidade

Sistema elétrico nacional perdeu 25,9% da energia em 10 minutos

O apagão começou a ser registrado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 no horário de Brasília – quando é interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%.

Dados que mede o SIN do ONS mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em trajetória de alta – exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 08h31min, a carga do sistema cai repentinamente cerca de 7%.

Continua após a publicidade

A perda de carga continua nos minutos seguintes até às 08h40min, quando o sistema registra a menor carga do dia, de 54.383,7 MW.

Os dados do SIN mostram que houve, em dez minutos, perda de carga de mais de um quarto da energia do sistema.

A partir das 08h41min, a carga volta a subir gradativamente, mas, às 09h30min, a carga ainda não voltou ao patamar visto antes do apagão uma hora antes. Ou seja, ainda há regiões do Brasil sem o restabelecimento do sistema elétrico.

A carga do subsistema Norte caiu 83,8% em pouco mais de dez minutos a partir de 08h31min [horário de Brasília]. No Nordeste, a carga do sistema caiu 44,4%. No subsistema Sudeste-Centro-Oeste, a perda foi de 19% após o apagão e a queda chegou a 15,5% na região Sul – a que menos sofreu com o apagão.