Viver Bem Enxaqueca
Enxaqueca: hábitos que ajudam a evitar enxaqueca
Alimentos como chocolates e queijos podem ser ‘gatilhos’ para piorar a crise” existem alguns hábitos que podem ser adotados para ajudar a evitar as crises.
10/08/2023 10h29
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Divulgação

A enxaqueca é uma doença que pode ser desencadeada por diversos motivos. Passar longos períodos do dia sem se alimentar ou se hidratar, dormir poucas horas de sono e consumir bebidas alcoólicas são exemplos nocivos para quem tem enxaqueca.

Durante o tratamento para enxaqueca, além dos medicamentos indicados por orientação médica, existem alguns hábitos que podem ser adotados para ajudar a evitar as crises.

Manter a hidratação

Manter uma boa hidratação e beber a quantidade adequada de água ao longo do dia ajuda a evitar dores de cabeça. A desidratação é uma causa muito frequente de descompensação de crises de enxaqueca pois pode alterar o metabolismo.

Continua após a publicidade

Alimentar-se de forma regular

Manter uma alimentação regular evita não só a enxaqueca como também outras condições sérias, como a hipoglicemia. Ficar muito tempo sem comer faz com que o cérebro identifique a necessidade de alimentos e que o organismo gaste e diminua as reservas de açúcares. 

Ter uma boa noite de sono

Continua após a publicidade

Ter uma boa noite de sono, com quantidade adequada de horas e um sono reparador, também é fundamental para evitar crises de enxaqueca, uma vez que é frequente sua ocorrência após noites de privação de sono. 

Praticar atividades físicas regularmente

Praticar exercícios físicos de forma regular é benéfico e ajuda a prevenir dores de cabeça. Ajuda também a reduzir sua intensidade quando surgem, uma vez que favorecem a produção de endorfina e de serotonina pelo cérebro. As mais recomendadas são as práticas aeróbicas, como caminhada e pular corda. 

Controlar os níveis de estresse e ansiedade

É possível reduzir os níveis de estresse e melhorar o humor e a qualidade do sono através de exercícios de relaxamento, como meditação e ioga, que podem ser fundamentais na prevenção de crises de enxaqueca.