Esporte Futebol
Bento-gonçalvense Andrei Girotto se transfere para o futebol árabe
Após seis temporadas no futebol francês, o zagueiro vai atuar no Al Taawon, da Arábia Saudita. Esportivo terá pequena porcentagem da negociação.
09/08/2023 16h00 Atualizada há 1 ano
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Al Taawon/Divulgação

O zagueiro de Bento Gonçalves Andrei Girotto vai atuar no futebol da Arábia Saudita a partir da temporada 2023/2024. Depois de seis temporadas no Nantes, onde se sagrou campeão da Copa da França no ano passado, o atleta foi contratado pelo Al Taawon, onde vai disputar a elite do futebol árabe. Após enfrentar Messi, no futebol francês, Girotto será adversário de Cristiano Ronaldo no Oriente Médio.

O clube árabe pagou 4 milhões de euros para ter o zagueiro em seu time, o que equivale a mais de R$ 23 milhões. De acordo com o presidente do Esportivo, clube considerado formador de Andrei Girotto, um pequeno percentual "de solidariedade" será direcionado ao alviazul. 

O bento-gonçalvense, de 31 anos, chegou ao Nantes em 2017. Inicialmente atuando de volante, Girotto alcançou o seu auge na posição de zagueiro, com um desempenho significativo nas últimas temporadas. Pelo clube francês, o jogador ajudou o clube a conquistar a Copa da França, cujo título o Nantes não alcançava há 22 anos. 

Nas últimas duas temporadas, nas quais podem ser consideradas o auge de Andrei Girotto, o zagueiro atuou em 89 partidas, por vezes, jogando também como volante, com sete gols anotados e duas assistências. Conforme números do SofaScore, o atleta teve uma média de 2,8 desarmes por jogo, 2,0 interceptações por partida, 4,8 bolas recuperadas por jogo e 61% dos duelos aéreos ganhos, totalizando uma nota de 7.13 por parte do site de estatísticas. No total, Girotto anotou 12 gols em sua passagem pelo Nantes. 

Continua após a publicidade

Assim como diversas estrelas do futebol europeu migraram para o mundo árabe, o bento-gonçalvense deverá se deparar com adversários de renome, dentre eles Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, Roberto Firmino, Fabinho, entre outros. 

O Al Taawon Football Club é um clube situado na cidade de Buraydah, da região de Al Qassim. O time é comandado pelo técnico Péricles Chamusca, irmão de Marcelo Chamusca. No elenco, além de Girotto, há outros dois brasileiros, o goleiro Mailson, que jogou no Sport, o meia Flávio Medeiros, que atuou no Bahia, no Vitória e no futebol turco, e o atacante Mateus, que chegou do futebol japonês. O clube tem como título um Campeonato Árabe, na década de 90, e uma Copa do Rei, a qual foi conquistada recentemente, em 2019. 

Girotto pode fazer sua estreia no domingo, quando o Al Taawon faz sua estreia no Campeonato Árabe diante do Al Fateh, fora de casa. 

Continua após a publicidade