Os números de vendas do primeiro trimestre no mercado brasileiro já começam a desenhar como será o duelo entre as montadoras em 2019. A Chevrolet continua soberana com os sucessos de Onix e Prisma, enquanto a Volkswagen mostra que deverá incomodar a rival norte-americana em breve pelo topo do ranking geral. A empresa alemã ganhará um bom aporte nas vendas com o estreante T-Cross e os futuros SUV médio-compacto Tarek e picape intermediária Tarok, previstos para 2020.
No duelo com a Fiat pela vice-liderança, a VW aparece na frente em 2019, abrindo uma vantagem de 4 mil carros, sendo que só no mês passado a diferença pró fabricante alemã foi de 5 mil unidades. Gol e Polo puxaram essa alta de 12,6% no entre fevereiro em março. A fabricante italiana, por sua vez, amargou uma queda de 16,6% nas vendas em março, comparado ao mês anterior. A Renault vem colhendo frutos com a performance do subcompacto Kwid, atualmente o quinto modelo mais comercializado no país.
Só em março foram 20,03% de crescimento nas vendas, a terceira maior entre as marcas - atrás apenas de Nissan e BMW. Reflexo da redução no preço de tabela em quase toda a gama, com valores que alcançaram até R$ 14 mil de queda. Com isso, a marca francesa vem se firmando como a quarta força do mercado, deixando para trás Ford, Toyota e Hyundai.
A alta procura pelo Renegade - é o SUV mais vendido no momento - e a boa performance do Compass fizeram a Jeep ultrapassar a Honda nas vendas de março e não deixaram a Nissan encostar no acumulado do ano. Um em cada quatro SUVs vendidos hoje no Brasil é da Jeep. A marca norte-americana duela diretamente com as japonesas no volume de vendas, com participação de mercado na casa dos 5%.
A Honda apresentou a maior retração entre as marcas que figuram no Top 10 em março, comparado ao mesmo período de 2018. Foram 22,4% a menos de carros vendidos neste ano - Ford (-16,8%) e Hyundai (-8,6%) foram as outras do grupo que também tiveram saldo negativo.
As vendas totais de veículos novos de passeio e comerciais leves em março avançaram em 5,11% em relação a fevereiro, pelos dados da Fenabrave (federação que reúne os concessionários do país). O mercado registrou 199.550 emplacamentos contra 189.850.
Confira os números do trimestre
Marca Total 2019 PART MAR19 (A) FEV19 (B) VARIAÇÃO (A/B)
1. Chevrolet 106.409 18,35% 36.329 33.869 7,26%
2. Volkswagen 82.981 14,31% 29.092 25.835 12,61%
3. Fiat 78.821 13,59% 23.940 28.726 -16,66%
4. Renault 51.283 8,84% 19.060 15.879 20,03%
5. Ford 48.041 8,28% 16.273 15.522 4,84%
6. Toyota 47.298 8,15% 16.673 14.219 17,26%
7. Hyundai 44.651 7,70% 15.954 15.107 5,61%
8. Honda 31.596 5,45% 10.500 11.202 -6,35%
9. Jeep 28.680 4,94% 10.677 9.093 17,42%
10. Nissan 22.294 3,84% 8.631 7.160 20,54%
11. Citroën 6.577 1,13% 1.999 2.504 -20,17%
12. Mitsubishi 5.246 0,93% 1.718 1.895 -9,34%
13. Peugeot 5.106 0,88% 1.522 1.838 -17,19%
14. Chery 3.724 0,64% 1.414 1.312 7,77%
15. Mercedes 3.156 0,64% 1.066 1.008 5,75%
16. BMW 2.456 0,42% 954 793 20,30%
17. Kia 2.312 0,40% 712 717 -0,98%
18. Audi 1.906 0,33% 579 560 3,39%
19. Volvo 1.662 0,29% 606 571 6,13%
20. Land Rover 1.351 0,23% 470 438 7,31%
Mín. 14° Máx. 25°