O problema com o abastecimento de água e vazamentos em várias localidades de Bento Gonçalves é quase que algo diário, mas com a compra oficializada da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pelo Grupo Aegea, há promessas de melhorias. No último mês foram anunciadas algumas mudanças nos protocolos de atendimento na Unidade de cidade, além de uma ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e um avanço no controle dos vazamentos.
Uma das primeiras mudanças foi a dos protocolos de atendimento. Segundo Superintendente Regional da Corsan, Lutero Cassol, e a Gestora da Unidade de Bento, Rosiane Santos, a partir de agora a população só será atendida mediante protocolo do cliente, que pode ser feito através dos canais da internet, aplicativo ou pelo 0800.646.6444. "Não há mais possibilidade de envio direto por mensagens e ligações, como consertos de vazamentos, entre outros, para que se tenha celeridade no atendimento e que o sistema priorize as demandas, tudo deve ser via protocolo e não como era anterior", enfatizaram os gestores.
A reportagem do NB questionou a gestora se com essa mudança terá alguma alteração no tempo de resolução dos problemas, mas Rosiane - respondendo através da assessoria de imprensa - colocou que "o prazo de resposta depende do tipo de ocorrência," de forma sucinta.
Também perguntamos sobre como a empresa está trabalhando para melhorar o abastecimento nos bairros como São Roque, Ouro Verde, Santa Marta e Santa Helena, que sofrem com essa questão. Ainda em julho, o superintendente revelou que estavam ampliando a Estação de Tratamento de Água (ETA) e que, quando concluída, terá sua capacidade aumentada de 440 litros/segundo para 590 litros/segundo, além disso, a adutora para o acesso norte, que estava em processo licitatório, também deverá ser executada de forma emergencial. A assessoria destaca essa ação e outras. "Há ações em andamento nestes bairros e entre outros. Entre elas, pesquisa de vazamentos ocultos para baixar o índice de perdas, ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), perfuração de poços e aumento da reservação," explica a assessoria.
Sobre os vazamentos registrados em vários pontos da cidade, a resposta foi que "estão em andamento ações de instalação e controle de válvulas redutoras de pressão (VRPs), substituição de redes precárias e setorização do sistema. Essas ações permitem qualificar as redes e equalizar as pressões nas tubulações e, em consequência, reduzir o índice de vazamentos," esclarecem.
Como abrir um protocolo no site da Corsan
1. Acesse https://servicos.corsan.com.br/
2. Encontre a parte de "Serviços"
3. Clique no seu problema (Falta de água, Vazamento, Parcelamento de faturas, 2º via, etc)
4. Preencher com o que é solicitado.
5. Anote o número do protocolo e aguarde.
App da Corsan para o celular
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.procergs.corsan&hl=pt_BR&gl=US
iOS: https://apps.apple.com/br/app/corsan-cia-rs-de-saneamento/id1189255876
Telefone para contato
0800.646.6444 - Disponível 24 horas
Mín. 14° Máx. 25°