Uma camiseta colocada à venda pela Lojas Renner provocou polêmica entre consumidores. A estampa traz uma imagem que lembra Nossa Senhora de Guadalupe, só que o rosto é uma caveira. Após a revolta de católicos, a empresa decidiu retirar as camisetas das lojas.
Católicos se manifestaram com força nas redes sociais. Chegavam a sugerir um boicote à rede de varejo, que tem sede em Porto Alegre, e uma filial em Bento Gonçalves. A empresa informou, no entanto, que a estampa foi inspirada na "Santa Muerte", uma figura venerada no México. Principalmente, durante o feriado do Día de Muertos. A Igreja Católica é contra essa devoção.
Pelo Twitter, a Renner começou a responder às críticas com a seguinte mensagem: "Olá! Tudo bem? O tema desta camiseta foi inspirado no México, na sua história, arte e cultura; e uma das referências é a Santa Muerte, um ícone cultural do povo mexicano. Sentimos muito que a estampa tenha desagradado;"
Em outra mensagem, a empresa informa que está retirando o produto das lojas: "Não foi nossa intenção desrespeitar a crença de nossos clientes, por isso, já iniciamos a retirada dos produtos nas nossas lojas."
Veja a nota oficial da Renner:
“A empresa esclarece que o tema desta camiseta foi inspirado no México, na sua história, arte e cultura; e que a estampa faz referências à Santa Muerte, um ícone cultural do povo mexicano. Compreendendo que alguns clientes se sentiram desrespeitados, a Renner já iniciou o processo de retirada dos produtos das suas lojas.”
Mín. 13° Máx. 20°