No Estado do Tocantins fica esse destino que encanta os turistas que buscam pelo ecoturismo e pelo turismo de aventura. Com rios encachoeirados, nascentes, belas formações rochosas e uma paisagem serrana com dunas alaranjadas, não faltam opções de o que fazer no Jalapão. Um bom roteiro é a saída para aproveitar o local e saber o que fazer no Jalapão em três dias, em um feriado prolongado ou uma folga emendada com final de semana por exemplo, afinal, são várias atrações que devem fazer parte da sua viagem.
Uma delas é o Parque Estadual do Jalapão, que segundo o fundador e diretor de ecoturismo da operadora Vivalá, Daniel Cabrera, conta com uma área de 34 mil km², uma área similar ao estado do Sergipe. Provavelmente você não conseguirá percorrer toda a extensão, mas Cabrebra dá uma boa dica: “A região contempla 10 municípios, então para uma viagem de três dias recomendo conhecer Mateiros e São Félix”.
Quem gosta de natureza certamente vai amar o Jalapão, mas o profissional acrescenta que o que torna o destino único são os fervedouros. “Os fervedouros são piscinas naturais que não deixam as pessoas afundarem. O motivo de ser praticamente impossível afundar, por mais que os visitantes tentem, é uma rocha impermeável que não oferece vazão para o lençol freático logo abaixo.”
Os turistas costumam ficar animados ao entrar em um fervedouro e essa é daquelas atrações que são praticamente obrigatórias no roteiro. Mas, antes de programar a viagem, é bom dar uma olhada no clima, pois o destino conta com dois períodos bem definidos. “A época de chuvas acontece entre outubro e abril, enquanto a época da seca ocorre entre maio e setembro. Os dias são quentes e as temperaturas podem superar os 30°C. Durante a noite, as temperaturas podem cair até os 22°C”, alerta Cabrera.
O Jalapão é considerado uma joia bruta no meio do Tocantins, portanto seu acesso não é tão simples. Segundo o diretor de ecoturismo da Vivalá, a melhor forma de chegar a região é indo de avião até Palmas, a capital do estado, e depois pegar caminhonetes 4x4 até Mateiros, cidade que está logo na entrada do Parque Estadual do Jalapão .
Sugestão para os seus três dias no Jalapão
Antes de tudo, Daniel Cabrera aconselha tirar um dia só para o trajeto de pegar o avião até Palmas e depois seguir para o Jalapão, assim você terá três dias inteiros para aproveitar no destino.
Dia 1 – Após o café da manhã, saia bem cedo de Palmas com destino ao Cânion de Sussuapara. Depois passe pela Cachoeira da Velha e a Prainha do Rio Novo. No fim do dia, a recomendação é visitar as Dunas do Jalapão para apreciar um lindo pôr-do-sol antes de ir para Mateiros descansar e pernoitar.
Dia 2 – Pela manhã, curta os fervedouros de Buriti e Ceiça. Pare na Comunidade Quilombola do Mumbuca para conhecer sua história e produtos de capim dourado. À tarde, aproveite a Cachoeira da Formiga antes de ir para São Félix descansar e pernoitar.
Dia 3 – No último dia, acorde bem cedo para curtir o fervedouro de Bela Vista. Saia logo em sequência e vá direto para Palmas. O trajeto da volta normalmente dura cerca de seis horas e os voos devem ser comprados no final da tarde, início da noite ou na madrugada do outro dia para você ter mais tempo para aproveitar.
Lembre-se sempre que o roteiro é uma forma de você se orientar na viagem, mas não precisa ficar preso a ele. Na hora de programar o que fazer no Jalapão, busque por atrações que combinem com você e chegando lá você pode descobrir muitas outras coisas legais para fazer.
Mín. 15° Máx. 18°