Um projeto de lei que gerou muita polêmica entre trabalhadores da área de psicologia e assistência social de Bento Gonçalves será vetado nesta segunda-feira, 31. De autoria do vereador Duda Pompermayer (PP), a matéria sugeria o atendimento voluntários destes profissionais em redes de ensino do munícipio, o que não foi aceito pelo Executivo na hora de sancionar a lei. Na sessão também serão votadas duas moções e a concessão de uma medalha.
No final do mês de maio deste ano, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou o projeto de lei do vereador Duda Pompermayer (PP) onde tinha como finalidade disponibilizar atendimento psicossocial, através de psicólogo e assistente social, de forma voluntária nas escolas da rede pública de Bento Gonçalves, contudo a matéria foi alvo de muitas discussões entre os parlamentares e recebeu notas de repúdio do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul (CRESS 10ª Região), do Conselho Regional de Psicologia do RS e do Diretório Acadêmico UCS/CARVI – Psicologia.
Com isso, logo no dia 06 de junho, através das redes sociais do Prefeito Diogo Siqueira, foi divulgado que decidiram vetar o projeto e que convocariam psicólogos, pedagogos e assistentes sociais aprovados no último concurso municipal de forma gradual para assumir os postos nos educandários da cidade. Sendo assim, nesta segunda-feira, 31, será votado o veto integral da matéria com as justificativas de "vício de iniciativa", quando o legislativo propõe algo que não é da sua competência.
Na sessão também serão votadas:
Mín. 13° Máx. 29°