O Brasil de Farroupilha foi eliminado da Divisão de Acesso de 2023 nas quartas de final, após o empate em 0 a 0 com o Lajeadense, na tarde deste domingo (30), no Estádio das Castanheiras. O rubro-verde, que necessitava exclusivamente de uma vitória, não conseguiu tirar o zero do marcador, adiando mais uma vez o tão almejado acesso à elite do futebol gaúcho.
Na primeira partida, em Lajeado, o Brasil foi superado pelo placar de 1 a 0. Com a desvantagem para a partida de volta, o time comandado pelo técnico Alê Menezes precisava de uma vitória diante de seu torcedor para, no mínimo, levar o confronto para os pênaltis.
O time de Farroupilha pressionou o Lajeadense em busca do resultado, controlando a posse de bola, porém a equipe encontrou dificuldades para encontrar espaços na defesa do time visitante. A etapa inicial foi de poucas oportunidades para ambos os lados.
No segundo tempo, o Brasil se jogou para o ataque, enquanto o Lajeadense aproveitava os contra-ataques para oferecer perigo ao adversário. A melhor oportunidade surgiu aos 13 minutos, quando João Paulo cabeceou na trave, quase abrindo o placar para o rubro-verde. Os donos da casa seguiram com maior ímpeto ofensivo, porém com pouca efetividade no ataque. O Alviazul do Vale do Taquari, por sua vez, cadenciou o jogo para garantir a classificação.
O Brasil encerra a sua participação na Divisão de Acesso de 2023 com seis vitórias, três empates e sete derrotas, resultando em 42% de aproveitamento. Foram 17 gols anotados e 14 sofridos no campeonato.
Quartas de final - Jogos de volta da Divisão de Acesso
*Monsoon 1 (4) x (3) 0 Pelotas
*Guarany de Bagé 1 x 0 União-FW
*Santa Cruz 2 x 0 Passo Fundo
Brasil-FAR 0 x 0 Lajeadense*
*Classificados
Semifinais
Monsoon x Guarany de Bagé
Santa Cruz x Lajeadense