Foi com muita emoção e adrenalina nos pênaltis que o Monsoon FC, de Porto Alegre, eliminou o Pelotas e se classificou para a semifinal da Divisão de Acesso de 2023. Em partida realizada no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na tarde deste domingo (30), o time comandado pelo técnico Márcio Ebert venceu por 1 a 0 no tempo normal e, nas penalidades, conquistou a classificação com um triunfo por 4 a 3.
Agora, o Monsoon FC vai decidir uma das vagas à elite do futebol gaúcho diante do Guarany de Bagé, que passou pelo União Frederiquense. A partida de ida ocorre no domingo (6), no Estádio Estrela D'Alva, em Bagé. O confronto de volta será realizado novamente em Bento Gonçalves, no dia 12 de agosto, às 15h, no Montanha dos Vinhedos.
O jogo:
O Monsoon, que necessitava exclusivamente da vitória, foi superior na primeira etapa, controlando a posse de bola. Os primeiros minutos foram de poucas emoções, porém, aos poucos, o time mandante conseguiu encontrar espaços para finalizar. Em uma das oportunidades, em cruzamento na área, Tcharles, livre na segunda trave, finalizou de primeira para fora. Ainda na etapa inicial, Tcharles chegou com perigo em mais duas ocasiões, ambas defendidas pelo goleiro Jacsson.
Na etapa derradeira, o Monsoon seguiu com maior ímpeto ofensivo, mas foi o Pelotas quem chegou forte por primeiro ao ataque. Germano acertou um belo chute para a boa defesa do goleiro Gabriel, salvando o que seria o gol dos visitantes. Pouco depois, após sequência de escanteios para o time de Porto Alegre, Rodney lançou para a área, Wagner finalizou e Rogério, do Pelotas, desviou contra a própria meta, 1 a 0.
Após o gol, a equipe de Márcio Ebert cadenciou a partida, enquanto que o Pelotas era pouco efetivo no ataque, exigindo raros esforços do goleiro Gabriel e da defesa. No último minuto, Joãozinho recebeu a bola na grande área, de frente para o gol, venceu a defesa do Pelotas e finalizou para fora, desperdiçando a chance de garantir a classificação no tempo normal.
Os pênaltis:
O Monsoon viu duas das três primeiras cobranças defendidas pelo goleiro Jacsson, enquanto o Pelotas havia marcado em todas. O Lobo precisava conversar somente uma das duas cobranças que restavam para conquistar a vitória, mas o goleiro Gabriel Oliveira efetuou duas grandes defesas, uma delas do atacante Walter.
Nas alternadas, Soares viu sua finalização ser defendida pelo goleiro do Pelotas. Porém, Escobar também errou. Na sétima cobrança, Joãozinho marcou para o Monsoon FC, enquanto Heverton parou na trave. Vitória do time de Porto Alegre por 4 a 3 e festa no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Quartas de final - Jogos de volta da Divisão de Acesso
*Monsoon 1 (4) x (3) 0 Pelotas
*Guarany de Bagé 1 x 0 União-FW
*Santa Cruz 2 x 0 Passo Fundo
Brasil-FAR 0 x 0 Lajeadense*
*Classificados
Semifinais
Monsoon x Guarany de Bagé
Santa Cruz x Lajeadense