O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), realizou nesta quinta-feira, 20, Assembleia Geral dos Prefeitos integrantes da entidade. Os prefeitos elegeram por aclamação o prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, para presidir o Cisga no período 2023/2024. A posse do novo presidente ocorre no mês de novembro.
Na oportunidade da reunião, também foi aprovada, por unanimidade, a adesão de mais três municípios ao Consórcio: Flores da Cunha, Nova Pádua e Protásio Alves. Agora o Cisga passa a contar com 26 municípios consorciados. O presidente do Cisga e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, considerou muito importante a adesão de mais três prefeituras. Ele destacou que os problemas e as rotinas são semelhantes em todos os municípios. “A partir do momento que esses municípios também se agregam, vem se somar ao consórcio, eles são beneficiados por todos os processos que vêm sendo liderados pelo Cisga. E isso facilita a vida deles também nos processos licitatórios, mas também pelos objetivos comuns da Serra Gaúcha. A gente entende que todos os municípios, mesmo aqueles que ainda não estiveram atentos, que não compreenderam a importância, logo em seguida, eles vão estar juntos com o Cisga, seja pela segurança que isso dá para os prefeitos e também pelos objetivos comuns”, destacou Feltrin.
O prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, disse que a adesão do município ao Cisga se deu em função do trabalho regional que a entidade tem desenvolvido e da necessidade de ter algumas soluções em conjunto para questões como tratamento de esgoto e licenciamento ambiental. Pilatti salientou ainda que estar dentro do Consórcio também significa ter o apoio para a disponibilidade de alguns profissionais que o município não dispõe.
Para o prefeito de Protásio Alves, Itamar Girardi, é muito significativo aderir ao Consórcio, visto que a união dos municípios além de gerar economia para as prefeituras proporciona ganhos significativos para toda região principalmente quando está se tratando de questões como a água e o esgoto.
O prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, frisou que o município está retornando ao Cisga depois de fazer várias análises internas que demonstraram as vantagens, inclusive financeiras, de fazer parte do Consórcio. “É uma estratégia, inclusive, de administração para que a gente some esforços e por consequência una as experiências dos prefeitos. Com certeza enxergamos muitos benefícios em estar reingressando ao CISGA”, salientou Ulian.
Tendo iniciado suas atividades no ano de 2011, o Cisga é uma ferramenta de auxílio aos gestores municipais na execução de sua missão constitucional, tendo papel estratégico à medida que viabiliza ações de cooperação e gestão associada entre os entes consorciados, potencializando a capacidade do setor público na execução de políticas que forneçam infraestrutura para o desenvolvimento socioeconômico e garantia dos direitos sociais. O Cisga também tem como finalidade promover a economicidade de forma coletiva, bem como implantar iniciativas na promoção do desenvolvimento sustentável, visando a garantir a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O Cisga é constituído pelos seguintes Municípios: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 913.192 habitantes.
Mín. 13° Máx. 29°