13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Hospital Tacchini realiza procedimento inédito

O primeiro implante transcateter de válvula aórtica é um procedimento menos invasivo que beneficia pacientes cardiológicos.

21/07/2023 às 18h08 Atualizada em 24/07/2023 às 14h56
Por: Renata Oliveira
Compartilhe:
Hospital Tacchini realiza procedimento inédito

Na última semana, o Hospital Tacchini realizou o primeiro implante transcateter de válvula aórtica (TAVI – do inglês transcatheter aortic valve implantion). O procedimento que realiza a correção da válvula afetada pela estenose aórtica, é considerado uma alternativa menos invasiva à cirurgia tradicional de substituição da válvula aórtica, beneficiando pacientes cardiológicos que não são candidatos ideais para uma intervenção cirúrgica convencional.

Como funciona

O TAVI, também conhecido como substituição valvar aórtica percutânea, é um procedimento minimamente invasivo que substitui a válvula aórtica do coração. Ao contrário da cirurgia convencional, que envolve a abertura do tórax e o uso de circulação extracorpórea, o TAVI é realizado através de cateterismo cardíaco.

Durante o procedimento, uma nova válvula aórtica é inserida em um cateter e, em seguida, guiada até o local da válvula aórtica doente. A válvula nova é então implantada, substituindo a válvula danificada, restaurando assim o fluxo sanguíneo adequado e melhorando a função cardíaca.

Para quem é recomendado

O TAVI é recomendado principalmente para pacientes idosos e frágeis, ou para aqueles com múltiplas comorbidades, que apresentam um risco cirúrgico elevado para a substituição valvar aórtica convencional. No caso do implante realizado no Tacchini, o paciente em questão possui 87 anos e deu entrada no hospital há uma semana com quadro de infarto, sendo inicialmente tratado com a colocação de dois stents coronarianos.  

A decisão de realizar o procedimento foi tomada após uma avaliação criteriosa de uma junta médica especializada, composta por cardiologista clínico, cirurgião cardíaco, cardiologista intervencionista, anestesista, geriatra e ecocardiografista. Essa equipe multidisciplinar garante que todas as perspectivas clínicas sejam consideradas e que o paciente receba o tratamento mais adequado às suas condições específicas.

O procedimento foi considerado um sucesso. O paciente recebeu alta e segue a recuperação em casa, ao lado da família. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários