Negócios Bateram o martelo
Após seis meses de discussão, Sindilojas e SEC-BG acertam Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024
Algumas das novidades são o reajuste de 6,25% no salário dos comerciários, bônus em feriados, auxílio-escola e auxílio-funeral.
20/07/2023 11h56 Atualizada há 1 ano
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
As presidentes dos Sindicatos assinaram a CCT 2023/2024 nesta quarta-feira, 19. Crédito: Divulgação

Depois de seis meses de discussão, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Bento Gonçalves (Sindilojas Regional Bento) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) entraram em acordo sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024. Algumas das novidades são o reajuste de 6,25% no salário dos comerciários, bônus em feriados, auxílio-escola e auxílio-funeral. 

Na tarde desta quarta-feira, 19, as presidentes do Sindilojas Regional Bento, Gabriela Zanchet Jorge, e a do SEC-BG, Orildes Maria Lottici, se reuniram e conseguiram entrar em um acordo sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida até 28 de fevereiro de 2024 para as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. 

Pela CCT, o salário-mínimo admissional, retroativo a 1º de março de 2023, foi reajustado a 6,25% sendo:

O pagamento das diferenças salariais deverá ser efetuado em até três parcelas iguais e sucessivas, juntamente com as folhas de pagamentos dos meses de julho, agosto e setembro. “Consideramos um valor justo, embora abaixo das nossas expectativas iniciais. De qualquer forma, chegamos a um consenso não somente percentual, mas no tocante a outros pontos importantes, como bonificações e feriados”, frisa a presidente do SEC-BG, Orildes Maria Lottici.

Continua após a publicidade

 

Já sobre as horas extras, ficou acertado entre as entidades um acréscimo de 60% sobre o valor da hora normal até o limite de duas horas diárias. Após este período, o acréscimo será de 100%. 

Para todos os estabelecimentos comerciais regidos pela Convenção, e que não tiverem firmado Acordo Coletivo com o SEC-BG, levando-se em consideração a Lei 11.603/2007, pode ser utilizada mão de obra dos empregados em feriados civis e religiosos exceto nas seguintes datas:

Continua após a publicidade

Outros benefícios

Conforme a CCT, as empresas concederão a seus empregados um auxílio-escolar no valor equivalente a 71,5% do salário mínimo nacional. O auxílio será pago em duas parcelas semestrais de igual valor. No primeiro semestre deverá ser paga até o dia 10 de dezembro de 2023, já referente ao segundo semestre, até o dia 10 de janeiro de 2024.

Em caso de falecimento do empregado por acidente de trabalho, o empregador fica obrigado a pagar auxílio funeral aos dependentes, no valor correspondente a seis salários-mínimos nacionais. 

A representante dos comerciários destaca que estão à disposição para quaisquer dúvidas. “Reiteramos que o SEC-BG está à disposição de todos os empregados para esclarecer eventuais dúvidas a respeito da CCT, de ações rescisórias ou cálculos trabalhistas. Temos uma equipe capacitada, sempre disposta a auxiliar nossos trabalhadores”, lembra Orildes.

A presidente do Sindilojas comemora o momento que celebra um importante passo para garantir a organização das empresas. “Chegamos a um acordo de forma harmoniosa, o que é super positivo para o bom andamento das tratativas, criando um ambiente propício aos interesses do setor”, destaca.

Contribuições

 

As empresas representadas descontarão de todos os seus empregados, no período de março/2023 a fevereiro/2024, o valor de R$12,00 mensais, a título de Contribuição Confederativa. O repasse ao sindicato profissional deverá ser realizado até o quinto dia do mês subsequente aquele que se refere o desconto, sob pena de incidência das cominações prevista no artigo 600 da CLT. Há também o desconto referente à Contribuição Assistencial de 1,5% do salário efetivamente devido nos meses de julho e novembro, ou o teto de R$ 99,70.

Outras CCT's da região

No final de maio, o Sindilojas assinou a CCT com a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecosul), garantindo às lojas instaladas em Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e São Valentim do Sul, entre outros itens, a recomposição da inflação em todas as cláusulas econômicas, além de abrirem as portas em todos os feriados do ano, exceto os proibitivos do Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo. Na sequência, foi a vez de negociar com o SEC Montenegro e SEC Taquari, que representam as cidades de Barão e São Pedro da Serra, e Coronel Pilar e Boa Vista do Sul, respectivamente.