Após ceder o Estádio Montanha dos Vinhedos ao Juventude, a casa alviazul agora também será palco de confrontos do Campeonato Gaúcho Série A2, a Divisão de Acesso do futebol gaúcho. O Monsoon FC, de Porto Alegre, detentor da melhor campanha da primeira fase, vai mandar os seus confrontos como mandante em Bento Gonçalves. O primeiro jogo ocorre no dia 30 de julho, às 15h, diante do Pelotas, pela partida de volta das quartas de final.
Com estrutura limitada para receber grandes públicos, o Parque Lami, onde o Monsoon FC tem sua sede, não poderá receber os confrontos de mata-matas da Divisão de Acesso. O clube/empresa de Porto Alegre, portanto, escolheu o Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos como sua casa para as fases derradeiras. Caso avançar à semifinal, também disputará o confronto como mandante em Bento Gonçalves.
Na fase classificatória, o Monsoon FC, comandado pelo técnico Márcio Ebert, ex-Esportivo, fez uma das melhores campanhas da história da competição neste atual formato, somando 32 pontos em 14 jogos. O time da capital somou 10 vitórias, dois empates e sofreu apenas duas derrotas, contando com o segundo melhor ataque e a melhor defesa da competição. O Pelotas, por sua vez, terminou a primeira fase na 4ª colocação do grupo B com 20 pontos conquistados.
O Monsoon FC, que é dirigido por um grupo de investidores, entre eles o Grupo Monsoon VP International, sediado em Dubai, foi fundado em novembro de 2021. Em sua primeira participação na Terceirona Gaúcha, o time de Porto Alegre foi campeão invicto, com Cristian de Souza de treinador. Agora, em sua primeira disputa na Divisão de Acesso, a equipe almeja alcançar a elite do futebol gaúcho.
Quartas de final:
Jogos de ida (23/07)
Pelotas x Monsoon FC - Boca do Lobo, Pelotas
Passo Fundo x Santa Cruz - Vermelhão da Serra, Passo Fundo
Lajeadense x Brasil de Farroupilha - Arena Alviazul, Lajeado
União Frederiquense x Guarany de Bagé - Arena União, Frederico Westphalen