Os casos de extorsões em Bento Gonçalves aumentaram significativamente em 2023 se comparado ao ano passado. Nos seis primeiros meses, 50 casos foram registrados no município, enquanto que, em 2022, no mesmo período, apenas 10 casos de crimes desta natureza haviam ocorrido na cidade. Trata-se de um crescimento de 400% no número de extorsões.
Os casos de estelionatos também seguem expressivos no município, com um pequeno crescimento em 2023. Até junho, foram registrados 325 estelionatos, enquanto que, no ano passado, ocorreram 315 casos.
Devido aos números de ocorrências envolvendo delitos desta natureza, o Tenente-Coronel do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), Artur Marques de Barcellos, desta os cuidados que a população deve se atentar para evitar ser lesada por esses crimes.
"As pessoas precisam se manter atentas a golpes de toda a natureza. Quanto aos estelionatos, evite acessar links enviados de fontes desconhecidas, adquirir produtos a partir de redes sociais, de anúncios que não são confiáveis. Chequem antes de despachar qualquer tipo de mercadoria dos seus estabelecimentos comerciais a efetiva confecção e concretização da negociação com o depósito dos valores", destaca o Tenente-Coronel.
As extorsões, segundo Barcellos, são realizadas de forma recorrente por detentos de prisões pelo Brasil que possuem acesso a celulares. O Tenente-Coronel salienta a importância de, antes de tomar qualquer atitude em meio à pressão ou ameaça, contatar a Brigada Militar ou a Polícia Civil. "Recomendamos que as pessoas não cedam às ameaças e pressões com vídeos, imagens. Antes de tomar qualquer ação confira, cheque a origem dessa mensagem recebida, informe os órgãos de segurança, ligue para o 190 ou para 197 da policia civil antes de realizar qualquer transação com base em alguma extorsão ou pressão dessa natureza, pois estamos vivenciando sim uma série de golpes e de pessoas mal intencionadas que estão extorquindo e tirando dinheiro da população", explica.
Os cuidados devem ser redobrados pelos estabelecimentos comerciais e turistas nesta época do ano, atentando-se a possíveis estelionatos de todas as naturezas. "Serve tanto para donos de comércios que podem vir a sofrer a ação de alguém mal intencionado, com uso de cartão clonado ou algo dessa natureza, bem como para os usuários que também, ao realizarem algum tipo de transação e reserva de hospedagem, que chequem essas informações para evitar de ser lesado", afirma.