Bento Gonçalves está cada vez mais perto de ganhar o seu curso de medicina. Nesta segunda-feira, 17, representantes do Tacchini Sistema de Saúde e a Univates receberam o alvará de localização e funcionamento do campus da Universidade das mãos do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira.
O campus da Univates em Bento Gonçalves funcionará na rua Portugal, nº10, no bairro São Vendelino. O prédio de quatro andares vai abrigar inicialmente as aulas do curso de Medicina, mas outros cursos da área da saúde poderão ser implementados futuramente.
Além disso, a Univates vai ocupar todo o segundo andar do Hospital do Tacchimed para realizar parte de suas aulas. O local já está completamente estruturado, esperando apenas o início do curso para começar a ser ocupado pelos estudantes de Medicina. As obras no local foram realizadas em pouco mais de 6 meses (entre outubro de 2022, quando a parceria foi concretizada, até abril de 2023).
Durante a reunião, o superintendente do Tacchini Sistema de Saúde, Hilton Mancio, ressaltou a importância da parceria entre poder público, Univates e Tacchini na chegada do curso de Medicina a Bento Gonçalves. “Esse é o tipo de iniciativa que prospera somente com a dedicação integral de todos os envolvidos. É o que estamos comprovando com o projeto do primeiro curso de Medicina de Bento Gonçalves. Temos muito a agradecer o esforço da prefeitura desde o primeiro dia em que o projeto foi apresentado”, descreve.
O diretor administrativo da Fundação Univates, professor Júnior Roberto Willig, também ratificou a importância da união de esforços das instituições. “Discutir a relevância e celebrar os avanços do projeto é tão importante quanto a obtenção do alvará. Esta reunião simboliza o respaldo de um curso que vai agregar valor para a saúde da região e beneficiará toda a comunidade”, avalia.
É justamente sobre os benefícios que um curso de Medicina trará para a comunidade de Bento Gonçalves e região que o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, falou durante a entrega do documento. “Uma formação de Medicina no município vai garantir a oferta de novos profissionais tanto para o Tacchini quanto para a saúde pública. O impacto que isso vai trazer para a saúde dos nossos moradores é gigantesco, porque muitos desses estudantes vão permanecer em Bento depois de formados”, conclui.
Com as obras do campus concluídas e a estrutura liberada pela prefeitura, a Univates e o Tacchini aguardam apenas a conclusão do processo de credenciamento do novo curso de Medicina junto ao Ministério da Educação para anunciar a abertura do processo seletivo em Bento Gonçalves.
Mín. 13° Máx. 29°