Para orientar as equipes diretivas e o corpo docente das escolas da Rede Estadual sobre as atividades do segundo semestre letivo, a Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre os dias 19 e 21 de julho, a segunda edição da Jornada Pedagógica 2023. As transmissões serão a partir das 8h30 pelo canal do YouTube TV Seduc RS .Para que as comunidades escolares possam esclarecer dúvidas e acompanhar o mesmo conteúdo, a exibição ocorrerá ao vivo em três turnos (manhã, tarde e noite), conforme o horário de funcionamento das escolas estaduais.De forma paralela, serão disponibilizadas outras atividades no site Portal Educação .
Entre os objetivos das atividades estão: a acolhida dos professores, o planejamento das aulas, a discussão sobre a importância da análise dos dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) e da Avaliação Diagnóstica, bem como os Estudos de Recuperação Contínua para a construção de planejamentos de aprendizagem. Também serão debatidos o uso pedagógico das avaliações e o calendário letivo das atividades formativas para o restante do ano.
Na quarta-feira (19/7), a fim de promover o alinhamento das ações pedagógicas, serão feitas diversas apresentações até às 20h30. Entre os participantes estão a diretora do Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, Sherol dos Santos, o subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Rodrigues, e as assessoras Rossana Aguiar e Kátia Rocha.
A quinta-feira (20/7) será destinada a atividades internas. Com base nos conteúdos do dia anterior, as escolas estaduais irão elaborar o planejamento das atividades e cronograma para o segundo semestre. O plano de ação conterá as datas e os professores envolvidos em cada uma delas. Para auxiliar as escolas nesse processo, haverá transmissões ao longo do dia pela TV Seduc, além de um momento de acolhida na parte da manhã.
Por fim, na sexta-feira (21/7), serão incluídos no planejamento outros elementos, como as metodologias ativas, as avaliações formativas e externas, a busca ativa, os materiais complementares a serem utilizados e as orientações gerais.
Para Rodrigues, as lives levarão esclarecimentos para a comunidade escolar e indicarão as prioridades para a consolidação das aprendizagens no restante do ano. “Queremos que as equipes escolares e os docentes estejam envolvidos nesse momento de recesso, que também é uma oportunidade de reflexão e planejamento. Os técnicos da Seduc estarão disponíveis on-line para responder às dúvidas e auxiliar as escolas sobre as datas importantes que serão contempladas na reta final do ano letivo”, detalhou.
Cronograma
Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom