O Esportivo permaneceu na liderança do grupo B da Divisão de Acesso de 2019 ao derrotar o Passo Fundo, de virada, pelo placar de 3 a 1, em partida realizada na noite desta quarta-feira, dia 20, na Montanha dos Vinhedos. Com o resultado positivo, a equipe comandada por Carlos Moraes manteve o 100% de aproveitamento atuando em seus domínios, seguindo na ponta da tabela da competição.
A equipe Alviazul voltou a atuar com o seu time titular na competição com o objetivo de manter a invencibilidade em Bento Gonçalves. Apesar de entrar desligado na partida, sofrendo mais uma vez um gol logo no início do confronto, a equipe conseguiu se estabilizar dentro de campo, tomando a posse e o controle das ações do jogo para reverter o placar adverso para garantir mais uma vitória.
Logo aos 3 minutos de partida, após tentativas de finalização esbarrarem na defesa, a bola sobrou com Bruno Sacomani, que finalizou no canto do goleiro Jonatas para abrir o placar. O Esportivo começou a pressionar o adversário logo após sofrer o gol, com tentativas pelas laterais com Xaro e Jackson, entretanto com pouca efetividade ofensiva. O Passo Fundo, com a vantagem no placar, passou a adotar uma postura expressivamente defensiva, chegando ao ataque em bolas paradas ou em jogadas de velocidade, porém arrematando pouco a gol.
Aos 36 minutos de partida, em bola alçada na área pela defesa, Gullithi, próximo da linha de fundo, alcançou a bola e tocou para o meio da área, encontrando Zulu que ajeitou e tocou no canto do goleiro visitante, sem chances de defesa, 1 a 0. Três minutos depois, permanecendo de forma intensa no ataque, em cobrança de escanteio de Athos, Zulu subiu junto com o goleiro, a bola desviou e balançou as redes, virando o placar do jogo ainda na etapa inicial, 2 a 1.
No segundo tempo, o Passo Fundo tentou reagir, conseguindo construir boas situações de gol. A principal delas surgiu nos minutos iniciais da etapa final. Após cruzamento para a área do Esportivo, a bola passou pela defesa alviazul, batendo em Rogerinho e saindo lentamente no pé da trave do goleiro Jonatas. O Esportivo respondeu a altura pouco depois. Em boa jogada de Vinícius Martins, o atacante encontrou Zulu, que bateu dividindo com o defensor. O goleiro pegou mal na bola, quase entregando o terceiro para os donos da casa.
Aos 38 do segundo tempo, após mais uma boa jogada individual de Vinícius Martins, a bola sobrou com Athos que, de calcanhar, tocou para Nena. O atacante foi desarmado, mas a bola voltou a sobrar com Athos, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes e decretar a vitória do Esportivo pelo placar de 3 a 1.
Com a vitória, o Esportivo segue na liderança, abrindo momentaneamente nove pontos de vantagem para a primeira equipe fora da zona de classificação. Na próxima rodada, a equipe bento-gonçalvense volta a jogar em casa, desta vez contra o União Frederiquense, no domingo, dia 31, às 17h, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Ficha da partida:
Esportivo: Jonatas, Tiago Cortês (Vinícius Martins), Cleiton e Gullithi; Jackson, Nunes, Robert, Xaro e Athos; Toni Júnior e Zulu - Técnico: Carlos Moraes
Passo Fundo: Gustavo Marques, Klebão, Mario, Wendell e Badé; Mikael, Léo Porto, Sacomani e Lêonidas (Caetano); Jil Bahia (Edson Pernambucano) e Rogerinho - Técnico: Antônio Freitas
Gols: Sacomani 3' 1T (PAS), Zulu 36'1T e 39' 1T (ESP), Athos 38' 2T (ESP)
9ª rodada:
São Paulo-RG 2 x 1 São Gabriel
Cruzeiro 0 x 0 Farroupilha
Lajeadense 2 x 1 Inter-SM
Bagé 0 x 0 Guarani-VA
Esportivo 3 x 1 Passo Fundo
Glória 2 x 1 União Frederiquense
Ypiranga 2 x 0 Igrejinha
Tupi x São Borja - 21/03
Classificação - Grupo B:
1º Esportivo: 19
2º Glória: 18
3º Igrejinha: 12
4º Ypiranga: 11
5º Tupi: 10*
6º Passo Fundo: 10
7º União Frederiquense*: 7
8º São Borja*: 7
*Possuem jogos a menos
Mín. 17° Máx. 25°