O amor pela profissão de professora e a paixão pela Brigada Militar não podia ser melhor conciliado em uma só função: proteger e transformar vidas e realidades de crianças e adolescentes. É através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que a Soldado/Instrutora Janaina Ricciardi coloca em prática a sua vocação de ensinar, vestindo a camisa do programa e a farda da Brigada Militar com orgulho.
Janaina, de 40 anos, natural de Uruguaiana, iniciou na Brigada Militar em 2006. Após passagens por outros setores do órgão de segurança, a educadora infantil desembarcou em Bento Gonçalves, no ano passado, para liderar o Proerd na cidade, retomando a sua "antiga" profissão.
"Já era uma grande paixão minha por ser professora. O Proerd sempre foi uma paixão para mim e Bento me deu essa oportunidade, na qual estamos na luta para tirar essa gurizada do caminho das drogas. Estamos plantando sementinhas. É com paciência, com muito carinho e com muito amor que fazemos esse trabalho", pondera a Soldado/Instrutora do programa.
Anteriormente, o Proerd era voltado para o primeiro ao sétimo ano do ensino fundamental. Com a atualização do currículo, o programa também será voltado para o ensino médio. A partir do segundo semestre, os primeiros anos do ensino médio em escolas de Bento Gonçalves contarão com aulas voltadas ao combate às drogas e com um trabalho mais aprofundado a respeito dos temas.
"São currículos e conteúdos diferentes, mas todos tem o intuito de mostrar a realidade, de mostrar o mal que a droga faz, seja ela as diferentes drogas que temos, incluindo cigarro e álcool. Mostramos também sobre saber escolher, que toda a decisão terá consequências, e que as consequências não são nada positivas. Além disso, trabalhamos com a violência e o bullyng na escola", relata Janaina.
Conforme Janaina, muito mais do que apresentar um conteúdo didático, o Proerd prepara os jovens a dizer não às drogas. "O Proerd prepara o aluno para que se a droga chegar até ele o jovem esteja preparado para dizer não, que analise se realmente vai ao encontro dos seus sonhos, daquilo que ele quer para a vida dele", salienta.
Aliando duas paixões, Janaina promove o trabalho fundamental de mudar a realidade dos jovens de Bento Gonçalves para que não se percam no caminho das drogas e resgatar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e risco, salvando vidas e famílias. "É uma alegria, uma vitória, uma conquista pessoal, é algo que sempre quis fazer e faço com amor. Sou Proerd, visto a camisa, é um projeto que é maravilhoso, a gente vê o quanto transforma realidades, vidas, é algo que não tem preço, o sorriso de uma criança, o carinho, a proximidade e a confiança que eles tem com a gente. É imensurável", destaca.
No primeiro semestre de 2023, cerca de 350 crianças foram formadas pelo Proerd, entre turmas do primeiro ao sétimo ano, tanto de escolas municipais como estaduais. O número de formados ao final do ano deve aumentar, uma vez que o Proerd também passará a contemplar o ensino médio.