Educação Qualificação
Serra Gaúcha ganha o primeiro mestrado gratuito em educação básica
A qualificação será oferecida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Farroupilha a partir de 2024.
14/07/2023 13h16 Atualizada há 1 ano
Por: Renata Oliveira
Crédito: Divulgação/Assessoria IFRS Farroupilha

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Farroupilha acaba de anunciar que em 2024 estará oferecendo o primeiro mestrado gratuito na área da Educação Básica na Serra Gaúcha. A autorização ocorreu nesta semana, em divulgação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

A instituição prevê a abertura de 24 vagas no ingresso da primeira turma, em 2024. Ainda não há edital e cronograma definidos para o processo seletivo de novos estudantes.

O mestrado

O Mestrado Profissional em Educação Básica terá o objetivo de qualificar profissionais da educação, especialistas e graduados que atuem em cargos e funções em instituições escolares ou órgãos de gestão dos sistemas de ensino. A formação vai estudar a produção de conhecimentos científico-profissionais, metodologias e tecnologias relevantes para o desenvolvimento educacional, que contribuam com as demandas do campo de atuação na Educação Básica de cada estudante.

Continua após a publicidade

O curso terá a carga horária total de 360 horas/aula mais o Trabalho de Conclusão de Curso, que consiste em um artigo e um produto educacional alinhado ao campo de trabalho do mestrando. Ao todo, serão 2 anos para a estudante integralizar o curso.

Segundo a comissão proponente do mestrado, há a compreensão de que comunidade escolar da região poderá ser beneficiada com a oferta da pós-graduação: "além de qualificar as práticas pedagógicas e aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem dos profissionais da educação atuantes nas diferentes redes de ensino, o mestrado também visa produzir, por meio das pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos - tanto pelo corpo docente do mestrado, quanto pelos mestrandos em parceria com as escolas - pesquisas que atendam as demandas e necessidades destas escolas e sistemas educacionais".

A comissão do IFRS que propôs a pós-graduação à Capes é formada pelas professoras: Samantha Dias de Lima (Campus Farroupilha, coordenadora do curso), Daniela de Campos (Campus Farroupilha), Daiane Scopel Boff (Campus Caxias do Sul) e Carine Loureiro (Campus Porto Alegre).

Continua após a publicidade

"Recebemos com muito orgulho a informação da autorização do nosso Mestrado Profissional em Educação Básica. Importante marco para a Serra Gaúcha, graças ao empenho, dedicação e qualificação dos servidores do campus e da instituição, em especial aqueles diretamente ligados ao programa, e ao qual esta direção-geral estende especial cumprimentos. Mais uma conquista do nosso campus para a nossa comunidade e toda a Serra", complementa Leandro Lumbieri, diretor-geral do IFRS - Campus Farroupilha.