Além de toda a chuva e o forte ventaval que está assolando a Região Sul desde esta quarta-feira, 12, existe a possibilidade de neve e chuva congelada em algumas cidades da Serra Gaúcha e catarinense entre a noite desta quinta-feira, 13 e sexta-feira, 14.
A neve e a chuva congelada podem acontecer devido a frente fria intensa associada ao ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul nas últimas horas. A massa de ar polar trazida por esse fenômeno diminuirá as temperaturas e aumentará a umidade do ar, condições favoráveis para a precipitação invernal.
Segundo a professora Eliana Klering, da Universidade Federal de Pelotas, "para ocorrer neve, é preciso ter massa de ar frio e umidade. Vamos ter essa combinação na quinta e sexta-feira, umidade alta e temperaturas baixas. Para ter neve, é preciso de temperaturas próximas a 0°C. Já para ter chuva congelada, tem que ter uma camadinha de ar quente, um pouco acima de 0°C, próximo da base da nuvem," explica a professora.
Outras regiões do RS
Em outras regiões do Estado, o frio também não dará tregua no final de semana. À medida que o ciclone se afasta, uma frente fria traz tempo firme e condições propícias para a ocorrência de geadas. As temperaturas mínimas estarão abaixo dos 10°C em todo o RS na sexta-feira, 14, e cidades como Santa Maria, Canela, Bagé, Cruz Alta, Pelotas e Passo Fundo podem registrar geada.
Já no domingo, 16, a geada poderá ocorrer novamente em algumas cidades, como Bagé. As temperaturas mínimas ficam próximas dos 10°C em todas as regiões, com máximas que podem chegar a 18°C em locais como Lajeado.
Mín. 13° Máx. 29°