O povo gaúcho precisa se preparar para a passagem de um novo ciclone extratropical entre o fim da tarde e início da noite desta quarta-feira, 12. Há poucos minutos, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta vermelho para chuva forte, descargas elétricas, ventos de até 90 km/h e possibilidade de mais queda de granizo no estado.
Ao contrário do ciclone que atingiu o estado em junho, o Litoral Sul também devera ser atingido por fortes rajadas de vento. "Esses ventos serão tão fortes quanto aqueles [de junho]. O que a gente tem de diferente é que na área desse aqui teremos ainda mais cidades atingidas. A área é maior, tanto é que ele vai se deslocar e as rajadas vão chegar até mesmo a Santa Catarina, Paraná e outros estados", avalia a meteorologista Márcia Seabra.
A chuva deve ultrapassar os 100 mm em alguns pontos. O Inmet está com especial atenção para a Região Metropolitana de Porto Alegre. Nesta região estão previstos os maiores volumes de chuva e os mais fortes ventos, de até 110 km/h. ''Se estiver em locais seguros, permaneça durante o período de alerta nesses locais. Se estiver em regiões de alto risco ou muito alto risco, entre em contato com as prefeituras, que vão indicar quais são os locais seguros dentro daquelas localidades, conforme o plano de contingência'', recomenda o sub-chefe da Casa Militar e Proteção e Defesa Civil, Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira.
Granizo no RS
Em Dilermando de Aguiar, no Centro do estado, as pedras de gelo chegaram a se acumular tamanha a intensidade do fenômeno. Apesar disso, a Defesa Civil municipal não divulgou se houve prejuízos causado pelo granizo.
Já em Sobradinho, também na Região Central do RS, a intensidade da queda de granizo foi menor, mas os prejuízos foram maiores. Conforme a Defesa Civil municipal, cerca de 2 mil imóveis sofreram danos. Por essa razão, houve distribuição de 24 mil metros de lona, material que é usado para amenizar danos causados nos telhados de imóveis. Além disso, como medida de segurança, todas as escolas municipais tiveram as aulas suspensas.
Em Vera Cruz, cidade distante 161 km de Porto Alegre, também houve queda de granizo. Assim como em Sobradinho, a chuva de pedras de gelo foi forte e causou estragos: 2,1 mil imóveis sofreram algum tipo de estrago. Para ajudar as famílias, a prefeitura afirma que distribuiu 20 mil metros de lonas.
Mín. 14° Máx. 25°