A conhecida FERVI, Campus Universitário da Região dos Vinhedos da UCS em Bento Gonçalves, poderá ganhar uma academia ao ar livre se a Câmara de Vereadores aprovar o projeto nesta segunda-feira, 10. Além disso, será votado o parecer das contas públicas do Executivo de 2016, homenagens e liberação de verba.
Com o intuito de oferecer mais um atrativo e incentivar a prática de exercícios, o município propôs uma parceria com o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI) para a instalação de uma Academia ao Ar Livre na famosa FERVI. Segundo o Executivo, o projeto não terá custo dado que os equipamentos já foram comprados em outra oportunidade e estão sem uso atualmente. A parceria tem a duração de 10 anos.
Além disso, também será votada a aprovação das Contas de Governo dos Administradores do Executivo Municipal, referente ao exercício de 2016, gestão do ex-prefeito Guilherme Rech Pasin, vice-prefeito Mário Gabardo e Gilmar Pessutto. O Tribunal de Contas do Estado deu um parecer desfavorável, mas a Comissão Técnica Permanente Orçamento, Finanças e Contas Públicas da Câmara Municipal foi a favor, então o Presidente da Casa, Rafael Pasqualotto (PP), enviou o pedido de aprovação para votação no Plenário neste segunda.
Também será discutida uma liberação de verba de R$ 1.500,00 para a Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social, pois "se faz necessária para utilização dos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social para pagamento de profissionais que atuam nas complexidades Básica e Média," destaca o projeto de lei.
Juntamente, o Executivo enviou um outro projeto para alterar a composição dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência — COMUDEF, devido a falta de um representante da Associação Bento-gonçalvense de Estomizados — ABEST.
E para finalizar, está em pauta uma Portaria de Louvor e Agradecimento à empresa OURIVES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA, em comemoração aos 15 anos de fundação, de autoria do vereador José Gava (PDT); uma moção de aplauso de autoria do vereador Marcos Barbosa (REPUBLICANOS) ao projeto “Bom Café e Ótimo Dia” do casal morador do bairro Ouro Verde, Diego Gonçalves e Luana Castro Pereira, que realizam a entrega de doações semanalmente a moradores da cidade com o objetivo principal de ajudar o munícipe a enfrentar o dia com disposição, ânimo e acima fé por dias melhores; e uma moção de apoio a Assembleia Legislativa do RS ao retorno da regulação e gerenciamento pelo Município das consultas especializadas e internações, que no momento estão sob responsabilidade dos Programas do Estado, GERCON E GERINT. O projeto é de autoria dos vereadores Ari Pelicioli (CIDADANIA), Idasir dos Santos (MDB), José Gava (PDT), Marcos Barbosa (REPUBLICANOS), Paco (PTB), Valdemir Antônio Marini (PP).