O Rio Grande do Sul manteve a hegemonia na eleição de misses no Brasil. A gaúcha de Rio Grande, Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, conquistou na madrugada deste domingo, 9 de julho, o título de Miss Universo Brasil 2023. Ela irá representar o País no Miss Universo, programado para dezembro, em El Salvador.
Coincidentemente, uma gaúcha foi eleita na edição da competição teve um temperinho a mais para a representante do RS: a coroa do Miss Universo Brasil 2023 ganhou o nome de "Ieda", em homenagem aos 60 anos do título da primeira brasileira a conquistar o Miss Universo, a gaúcha Ieda Maria Vargas. Foi a primeira vez também que uma candidata do município de Rio Grande, na Zona Sul do Estado, conquistou o maior título de beleza do país. O Rio Grande do Sul lidera o ranking de vencedoras do concurso, e Maria Eduarda se tornou a 15ª representante a levar o título para as terras gaúchas. O estado é seguido por Minas Gerais, com nove faixas, e de São Paulo e Rio de Janeiro, empatados com oito títulos cada.
Maria Eduarda Brechane preparou-se dois anos para esta conquista. Segundo a jovem, o título de Miss Universo Brasil não veio por acaso. Além da carreira como modelo, Maria estuda Jornalismo. Nas redes sociais, a miss, que tem mais de 32 mil seguidores, se descreve também como atriz, poliglota, ativista educacional e domina libras. Ela compartilha sua rotina com campanhas, projetos sociais na sua cidade e, principalmente, a preparação para o Miss Brasil. Em abril, ela explicou como surgiu a vontade de participar do concurso: “Como sou modelo, me preparo há muitos anos. Mas, quando fiz 18, aflorou essa vontade de ser miss, porque é uma voz, uma personalidade que inpsira, e, como comunicadora, me cativa muito todo esse universo e o poder que ele tem na sociedade”, disse em stories respondendo perguntas dos seguidores.
Com muita personalidade, a jovem se descreve como uma pessoa corajosa, que se arrisca em várias frentes. Não à toa, já praticou diferentes esportes e atua em diversas áreas: surfa, joga beach tennis, vôlei, handebol e pratica dança. Agora, ela quer ser inspiração para as meninas do interior do Rio Grande do Sul que sonham um dia em conquistar o título de Miss Brasil. "É, sim, possível. Se você quiser e se dedicar. É uma responsabilidade grande, que abraço com muita felicidade. Não serão medidos esforços para dar o melhor no Miss Brasil e representar a beleza, força e determinação da mulher gaúcha, porque é isso que represento. Além de um corpo, represento uma personalidade única e nossa", resumiu a candidata