Esporte Kartismo
Piloto bento-gonçalvense conquista o 4º lugar da Velopark Cup
Em um turbilhão de emoções, Joaquim Gehlen Fronza, de apenas seis anos, garantiu um lugar no pódio em sua estreia no kartismo gaúcho
07/07/2023 16h28 Atualizada há 1 ano
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Divulgação

Do susto ao pódio: a estreia do jovem piloto bento-gonçalvense Joaquim Gehlen Fronza, de apenas 6 anos, no kartismo gaúcho foi marcada pelo pódio na categoria Mirim na etapa da Velopark Cup, realizada no último final de semana, junto com o Campeonato Gaúcho de Kart, em Nova Santa Rita. 

Joaquim entrou em ação na quinta-feira no reconhecimento da pista. Conforme o pai, Rafael Fronza, ele conseguiu virar o seu melhor tempo em relação aos últimos treinos. No entanto, um problema mecânico no kart fez com que o jovem piloto perdesse o controle da direção, colidindo contra o muro de contenção a cerca de 70 km/h. Com os equipamentos de segurança, Joaquim não se feriu. 

Apesar do incidente, o bento-gonçalvense mostrou coragem para encarar a competição estadual. "Depois do incidente, todo o pessoal do kartismo o aplaudiu. Estava tudo bem com ele, porém o kart ficou bastante danificado. Consequentemente a equipe teve que trabalhar até meia noite para que sexta pela manhã ele pudesse ter uma boa tomada de tempo", comenta o pai, Rafael Fronza. 

Joaquim competiu na categoria Mirim

 

Continua após a publicidade

Mesmo não alcançando o tempo de quinta-feira, Joaquim demonstrou significativa evolução, obtendo bons resultados. No sábado, sofreu duas punições de 10 segundos, o que fez largar atrás do pelotão. No entanto, o jovem piloto se sobressaiu na pista para garantir o pódio na Velopark Cup com o 4º lugar.

"A soma dos pontos das duas primeiras corridas o levou para a quarta posição, conseguindo levar o primeiro troféu para casa. Saímos bem satisfeitos, o desenvolvimento dele foi muito grande. Além do resultado e da evolução, queríamos que ele conhecesse o ambiente do kartismo e que pudesse fazer novas amizades. Eles se divertiram muito", relata o pai. 

Agora, Joaquim segue treinando forte no kartódromo em Farroupilha, duas vezes na semana, visando encarar os próximos desafios. Em agosto, o piloto de Bento Gonçalves disputa o Campeonato Paranaense, em Pato Branco. Em setembro, também vai participar da etapa do catarinense, no kartódromo do Beto Carrero. No Rio Grande do Sul, Joaquim deve disputar a última etapa do Campeonato Gaúcho, em Venâncio Aires, e a etapa única do Campeonato Brasileiro de Kart, que ocorre no Velopark, em Nova Santa Rita. 

Continua após a publicidade