14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento: Depois de três anos, Plano Municipal de Turismo é aprovado

Porém, um dos maiores desafios da Secretaria é a implantação do Fundo Municipal de Turismo, aprovado ainda em 2011, mas que não foi colocado em prática.

05/07/2023 às 11h44
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Crédito: Divulgação/Bento Turismo
Crédito: Divulgação/Bento Turismo

Depois de três anos, o Plano Municipal de Turismo de Bento Gonçalves 2020/2026 foi apresentado e aprovado pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 03 de julho, porém o Fundo Municipal de Turismo, sancionado há 12 anos, ainda permanece uma incógnita. 

O Plano Municipal de Turismo de Bento Gonçalves 2020/2026 traz diversas ações que foram e serão desenvolvidas no município mas que, para elas continuem ocorrendo, era preciso formalizar o pedido à Câmara de Vereadores, já que é uma recomendação das políticas públicas do Ministério do Turismo, inclusive para inscrever projetos e receber recursos.

Como o Plano é de 2020/2026, foi questionado ao Secretário da Secretaria Municipal de Turismo, Davi Da Rold, o motivo da demora da aprovação. Da Rold coloca que foi por causa da pandemia. “Em um momento tão duro para todos, era impossível colocar algo em prática ou atualizar, inclusive tendo grande parte do setor com restrições de funcionamento por muito tempo. Retomando gradativamente as atividades, a Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves (SEMTUR) e o Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) acordaram ser imprescindível a prorrogação de prazo de validade do plano, valorizando o trabalhado do setor que se reuniu indicando ações, inclusive tornando o plano válido para além do período dos mandatos da gestão municipal. Muitas ações já estão em andamento, outras já deveriam ser revisadas. O PMT é norteador para as ações do turismo, é dinâmico e foi construído a muitas mãos,” destaca Davi. 

Na sessão, o vereador Anderson Zanella (PP) também explica a demora, dado que solicitou um pedido de vistas do projeto ainda em maio deste ano, mas destaca que é preciso atualizá-lo urgentemente. "Fiz uma solicitação de um pedido de vistas do projeto ainda em maio, pois estava com informações obsoletas. [...] Só sugiro a aprovação, pois muitas matérias municipais precisam deste Plano aprovado para que elas possam ser cadastradas pelo Governo Federal e aceitas, mas é necessário, de forma urgente, a devida atualização, porque muitas coisas já estão obsoletas ou em desuso, mas nós precisamos aprovar isso para que nenhum projeto ligado ao turismo do nosso município corra o risco de não ser beneficiado," salienta Zanella. 

E além da Secretaria ter o dever de manter esse Plano atualizado e utilizável para o setor, outra atividade se torna um desafio à pasta: a instauração do Fundo Municipal de Turismo. Essa ação foi aprovada ainda em 2011 com o objetivo de injetar recursos para impulsionar ainda mais o setor na cidade e que até o momento, nada foi feito. O Secretário justifica que ainda estão realizando estudos para sua aplicação. “O fundo é uma das sugestões do trade, o próximo passo é analise de viabilidade legal para implantação do FMT, e elaborar uma proposta que atenda as partes,” coloca o Secretário. 

Destaques do Plano Municipal de Turismo

No Plano, que pode ser conferido aqui, são apresentadas 67 ações para movimentar o turismo na cidade, sendo os destaques para seis atividades (sendo que cinco já estão em andamento e uma que será iniciada neste ano):

 

  • Tour Guiado "Que Tal de Bike?": é oferecido pelo Hotel Dall’Onder com quatro roteiros: Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Rio das Antas e Estrada do Sabor. “Os passeios percorrem vinícolas, estabelecimentos turísticos, estradas de terra, represas, cachoeiras e pontes em uma região, onde a história, a gastronomia e a arquitetura dos imigrantes italianos permanecem vivas,” dizem no Plano. 
  • Tour de Compras: é uma atividade idealizada por um grupo de 12 lojistas das ruas Herny Hugo Dreher, Carlos Flores, Xingú e Avenida Planalto, eixo que já é reconhecido como corredor enogastronômico da cidade; 
  • O Tour da Experiência — Região Uva e Vinho: o principal objetivo é “relaciona-se ao desenvolvimento de um modelo turístico mais competitivo em território nacional por meio da inovação da oferta de produtos e serviços. Essa iniciativa busca, assim, proporcionar aos turistas um conjunto de experiências e acontecimentos únicos e memoráveis pela forma, sentido e emoção vivenciadas. Essa experimentação está ligada com o momento presente, traduzido em sentimentos: emoção, prazer, inspiração e satisfação,” explicam no documento.
  • Waiking Tour Via del Vino: “[...] inicia no Centro de Atendimento ao Turista — CAT Via del Vino, situado próximo a La Fontana, na casa do Artesão. Os turistas são acolhidos pelos condutores que os acompanham pela caminhada no centro da cidade, onde se inicia a visita, recebendo informações da fonte, seguindo pela Via Del Vino para conhecer prédios históricos e monumentos,” esclarecem. 
  • City Tour— Viva a História: o objetivo é “apresentar a Capital Brasileira do Vinho a bordo de um charmoso ônibus Chevrolet 1961 que leva o turista em uma viagem pelos principais atrativos turísticos, contando a história da Imigração Italiana e a fundação da cidade. Os locais visitados são a Pipa Pórtico; a Via del Vino com seu chafariz de vinho; o Museu do Imigrante que conta, no seu acervo, com itens de época que retratam a vida do imigrante italiano; o Monumento ao Imigrante e Malhas G'Dom. A duração do passeio é de aproximadamente quatro horas e é operado pela Giordani Turismo,” destacam. 
  • E a novidade, que será implementada em 2023, é o programa Destination Wedding: que busca trazer mais casamentos para a região, pois a cidade “tem potencial para evoluir devido às particularidades que o destino oferece — características paisagísticas e patrimoniais, gastronomia, clima, oferta cultural, entre outros fatores como a qualidade e preço,” colocam. 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários