No futebol, o esporte amador da Capital Brasileira do Vinho já revelou diversos técnicos que hoje atuam em âmbito estadual e nacional. O treinador Claudenir dos Santos, morador de Bento Gonçalves, é mais um profissional que chega ao esporte de alto-rendimento, porém, em seu caso, na bola pesada: o futsal. O técnico, que iniciou sua trajetória profissional no Imigrante, vai comandar a Faculdade Sogipa, de Porto Alegre, na disputa da Copa Mundo de Futsal Feminino, entre os dias 3 e 9 de julho, na cidade de Paranaguá-PR.
Claudenir iniciou sua carreira como treinador no futebol amador de Bento Gonçalves, com passagens pelo Camaleão e pelo Tigre. No futsal, comandou o Munaias no Citadino. Posteriormente, recebeu o convite em comandar o Imigrante Futsal Feminino, onde iniciou sua trajetória no esporte profissional.
Em menos dois anos à frente da equipe, o treinador conquistou resultados expressivos, levando o clube ao seu primeiro título estadual: a Copa RS de Futsal Feminino de 2022, derrubando a hegemonia da Celemaster, de Uruguaiana.
O bom desempenho no time de Bento Gonçalves chamou a atenção da equipe da Sogipa, que o contratou para comandar o projeto de 2023 do time feminino. Agora, Claudenir terá a maior missão de sua carreira: a disputa de uma das maiores competições do futsal feminino do mundo.
“Nosso objetivo é deixar nosso melhor e representar bem dentro das nossas condições e convicções. Deixar nosso modelo, nossa organização lá. Para mim é o maior desafio que terei em minha carreira como treinador. É um outro nível, uma outra atmosfera começar a responder a imprensa internacional, dar ênfase à imprensa que você nunca imaginaria, é surreal o que é a Copa Mundo de Futsal Feminino”, relata o treinador.
Com um time jovem e com atletas experientes no grupo, a exemplo de Fran Mariani, que já passou pelo Brasil de Farroupilha, ACBF e Imigrante, a Sogipa busca disputar a competição visando desenvolver o seu futsal dentro das quatro linhas e adquirir bagagem.
“A Faculdade Sogipa por si só é uma estrutura muito bem organizada, na qual tem dado todo o suporte necessário para nós desenvolvermos um bom trabalho. Mas se tratando de nível nacional e mundial, ainda estamos num nível muito abaixo, isso falando de ordem tática, técnica e estrutural. Estamos indo para a competição em busca de amadurecimento. A cada vez que competirmos vamos estar nos desenvolvendo”, ressalta Claudenir.
A Sogipa vai enfrentar na primeira fase equipes tradicionais do futsal feminino, como Cascavel Stein, atual campeão da Copa Mundo de Futsal Feminino, Nacional, do Uruguai, e Juventas, da Colômbia. “É um sonho realizado. Hoje, mundialmente falando, é um ápice em que um treinador pode chegar. É muito bacana, a experiência é incrível e vamos estar lutando para desenvolver o melhor como confiado foi essa missão pela Faculdade Sogipa”, pondera.
As semifinais, no domingo, e a grande final, na próxima segunda-feira, terão transmissão do sportv.
Tabela da Sogipa:
04/07 – 18h – Stein Cascavel x Sogipa
0507 – 12h – Sogipa x Juventas-COL
06/07 – 10h – Nacional-URU x Sogipa