Política Contratação
Prefeitura de Bento contratará temporariamente 80 profissionais de saúde
Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 03 de julho, a solicitação do Executivo foi aprovada por unanimidade de votos. Serão contratados, em formato temporário e emergencial, 65 técnicos de enfermagem e 15 condutores socorristas.
03/07/2023 17h59 Atualizada há 1 ano
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Crédito: Renata Oliveira/NB

Foi aprovado por unanimidade de votos o projeto de lei sobre a contratação temporária e emergencial de 65 técnicos de enfermagem e 15 condutores socorristas para a área da saúde de Bento Gonçalves na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 03 de julho. Além disso, todos as outras matérias que estavam na Ordem do Dia também foram aprovadas. 

Através da solicitação do Executivo, foi aprovado por unanimidade de votos a contratação temporária e emergencial de 65 técnicos de enfermagem e 15 condutores socorristas com salários de R$ 2.224,58 (mais adicionais) para ambos, com a carga horária de 40h.

Primeiramente, o vereador Agostinho Petroli (MDB) foi contra o projeto, pois não tinha a confirmação que os aprovados nessas áreas no último concurso tinham sido chamados, mas segundo os colegas Thiago Fabris (PP) e Ari Pelicioli (CIDADANIA), o Prefeito confirmou a eles em uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 03 de julho, que haviam convocados todos os concursados, então Petroli mudou o voto. 

Thiago também frisou que o cargo de condutores socorristas para as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não existe no município, pois é diferente de outros cargos da área – dado que o profissional precisa exercer as duas funções – e é necessário que seja reavaliada essa questão nos próximos concursos. 

Continua após a publicidade

E em seu momento da tribuna, o presidente da Casa Legislativa, Rafael Pasqualotto (PP) aproveitou para frisar o descaso do Executivo com os salários dos trabalhadores da saúde, sendo considerado o pior da região. “O STF liberou o pagamento do novo piso aos enfermeiros e técnicos. O dinheiro virá do Governo Federal, mas novamente friso que essa verba não deveria vir deles se tivesse gestão (municipal). [...] O que a Secretaria de Saúde, o Secretário Gilberto está fazendo para liberar (essa ajuste)? Já foram lá no Ministério? Estão mediando? Representatividade é isso. Isso é defender alguém, mas não isso que nós vemos. Na verdade, nosso profissional não tem perspectiva porque não vê uma briga nesse sentido. Tem alguma previsão (de quando o valor chegará ao profissional)? Do jeito que está não teremos boas notícias, pois fizemos aqui diversas solicitações ao Secretário e não tivemos respostas, então é assim que está andando a SMS,” destaca Pasqualotto. 

Ainda não há informações de como e quando iniciarão as contratações dos profissionais, porém os contratos serão de apenas por 10 meses. 

Outras aprovações

Continua após a publicidade

Os outros cinco projetos que estavam em votação também foram aprovados por unanimidade de votos:

Plano Municipal de Turismo 2020/2026

Inclusão do Abril Verde (Mês de Atenção e Ações Direcionadas a Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais) no Calendário de Datas Comemorativas para os Eventos do município – autoria do vereador Thiago Fabris (PP)

• A Portaria de Louvor e Agradecimento à empresa PRIMAZIA ALIMENTOS LTDA, em comemoração aos 20 anos de fundação – autoria do vereador José Gava (PDT) com o apoio de demais vereadores. 

• A denominação de uma via particular com acesso pela rua Nelson Carraro, Bairro Santo Antão, para RUA WALTER COPAT – autoria do vereador Ari Pelicioli (CIDADANIA)

• E uma moção de apoio à Câmara dos Deputados Federais, aos cuidados do gabinete do Deputado TENENTE-CORONEL ZUCCO, devido suas ações para dar mais segurança nas escolas – autoria do vereador Eduardo Pompermayer (PP).