Foi aprovado por unanimidade de votos o projeto de lei sobre a contratação temporária e emergencial de 65 técnicos de enfermagem e 15 condutores socorristas para a área da saúde de Bento Gonçalves na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 03 de julho. Além disso, todos as outras matérias que estavam na Ordem do Dia também foram aprovadas.
Através da solicitação do Executivo, foi aprovado por unanimidade de votos a contratação temporária e emergencial de 65 técnicos de enfermagem e 15 condutores socorristas com salários de R$ 2.224,58 (mais adicionais) para ambos, com a carga horária de 40h.
Primeiramente, o vereador Agostinho Petroli (MDB) foi contra o projeto, pois não tinha a confirmação que os aprovados nessas áreas no último concurso tinham sido chamados, mas segundo os colegas Thiago Fabris (PP) e Ari Pelicioli (CIDADANIA), o Prefeito confirmou a eles em uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 03 de julho, que haviam convocados todos os concursados, então Petroli mudou o voto.
Thiago também frisou que o cargo de condutores socorristas para as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não existe no município, pois é diferente de outros cargos da área – dado que o profissional precisa exercer as duas funções – e é necessário que seja reavaliada essa questão nos próximos concursos.
E em seu momento da tribuna, o presidente da Casa Legislativa, Rafael Pasqualotto (PP) aproveitou para frisar o descaso do Executivo com os salários dos trabalhadores da saúde, sendo considerado o pior da região. “O STF liberou o pagamento do novo piso aos enfermeiros e técnicos. O dinheiro virá do Governo Federal, mas novamente friso que essa verba não deveria vir deles se tivesse gestão (municipal). [...] O que a Secretaria de Saúde, o Secretário Gilberto está fazendo para liberar (essa ajuste)? Já foram lá no Ministério? Estão mediando? Representatividade é isso. Isso é defender alguém, mas não isso que nós vemos. Na verdade, nosso profissional não tem perspectiva porque não vê uma briga nesse sentido. Tem alguma previsão (de quando o valor chegará ao profissional)? Do jeito que está não teremos boas notícias, pois fizemos aqui diversas solicitações ao Secretário e não tivemos respostas, então é assim que está andando a SMS,” destaca Pasqualotto.
Ainda não há informações de como e quando iniciarão as contratações dos profissionais, porém os contratos serão de apenas por 10 meses.
Outras aprovações
Os outros cinco projetos que estavam em votação também foram aprovados por unanimidade de votos:
• Plano Municipal de Turismo 2020/2026
• Inclusão do Abril Verde (Mês de Atenção e Ações Direcionadas a Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais) no Calendário de Datas Comemorativas para os Eventos do município – autoria do vereador Thiago Fabris (PP)
• A Portaria de Louvor e Agradecimento à empresa PRIMAZIA ALIMENTOS LTDA, em comemoração aos 20 anos de fundação – autoria do vereador José Gava (PDT) com o apoio de demais vereadores.
• A denominação de uma via particular com acesso pela rua Nelson Carraro, Bairro Santo Antão, para RUA WALTER COPAT – autoria do vereador Ari Pelicioli (CIDADANIA)
• E uma moção de apoio à Câmara dos Deputados Federais, aos cuidados do gabinete do Deputado TENENTE-CORONEL ZUCCO, devido suas ações para dar mais segurança nas escolas – autoria do vereador Eduardo Pompermayer (PP).