O Farrapos vai reeditar a semifinal das últimas duas edições do Campeonato Brasileiro de Rugby contra a Poli-SP, porém, desta vez, pela semifinal da Copa do Brasil de Rugby XV, a qual está sendo realizada pela primeira vez, reunindo os campeões estaduais e regionais do Brasil. O confronto contra o time paulista ocorre neste sábado, dia 1º de julho, às 15h, no CETE USP, em São Paulo-SP.
Farrapos vs Poli: confira o histórico do confronto
Nas quartas de final, o Farrapos eliminou o Curitiba-PR com vitória na capital paranaense pelo placar de 49 a 7. A Poli-SP, por sua vez, derrotou o Desterro-SC por 57 a 10. Por conta do saldo de pontos, o time paulista garantiu o mando de campo para a semifinal.
Na temporada, o Farrapos sofreu duas derrotas pelo Campeonato Brasileiro de Rugby, ocupando a vice-liderança do grupo A do Super 12 com 11 pontos. A Poli-SP, por sua vez, está invicta em 2023, liderando o grupo C da competição nacional com 17 pontos somados, com três vitórias e um empate.
Para a partida, o time alviverde deverá contar com reforços como o half-scrum Matheus Menezes, jogador com diversas passagens pela base da Seleção Brasileira, Mateus Gabatto, Maurício Frison e Maurício Canterle, que também vestiu a camisa verde e amarela, os quais não atuaram nos confrontos anteriores do Farrapos na temporada, com exceção de Frison, que jogou na partida passada pelo Super 12.
Em busca do seu primeiro título nacional, o Farrapos terá que derrubar o favoritismo do time paulista, que conta com diversos atletas de Seleção Brasileira, para alcançar a final e seguir sonhando com a taça. “Jogo de grande expectativa por ser um torneio nacional importante e novo no calendário. Chegar nesse estágio da competição significa enfrentar grandes times e sabemos do favoritismo da Poli. Temos que ser consistentes, disciplinados e concentrados para termos um bom desempenho para trazermos o resultado para casa. Gostamos de jogar contra os melhores e o jogo será intenso e leal, muito importante para crescermos como grupo”, comentou Javier Cardozo, treinador do Farrapos.
O técnico da Poli-SP, Maurício Carli, prevê mais um confronto equilibrado, assim como foram os últimos encontros entre as duas equipes dentro das quatro linhas. “Expectativa é a de sempre quando enfrentamos o Farrapos. É o jogo sempre dos mais difíceis, com atletas experientes e pack forte do lado deles. É jogo com cara de final, porque não tem jogo fácil contra o Farrapos, sempre muito aguerrido. Temos alguns desfalques, mas estamos confiantes”, avaliou o treinador do time paulista.
Na outra semifinal, Porto Seguro-BA e Niterói-RJ disputam a outra vaga à decisão da Copa do Brasil em Porto Seguro-BA. A final está marcada para o dia 19 de agosto.