Saúde Oficina
Instituto Tacchini busca últimas vagas para teste de vacina da dengue
Estão sendo selecionados voluntários (homens ou mulheres) entre 18 e 50 anos, saudáveis, não gestantes e que não tenham contraído dengue ou zika previamente.
30/06/2023 09h52 Atualizada há 1 ano
Por: Marcelo Dargelio
O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) está entrando na reta final de recrutamento de voluntários para participação na pesquisa de duas vacinas contra a dengue. Estão sendo selecionados voluntários (homens ou mulheres) entre 18 e 50 anos, saudáveis, não gestantes e que não tenham contraído dengue ou zika previamente. 
 
Ambas as vacinas estão sendo avaliadas em todo Brasil com o objetivo de prevenção da dengue. Em pesquisas clínicas anteriores, as duas vacinas mostraram uma boa resposta funcional, além de serem bem toleradas pelos participantes. 
 
O que envolve a participação na pesquisa? 
 
Os voluntários interessados e aceitando participar da pesquisa serão avaliados para confirmação dos critérios de inclusão estabelecidos.
 
Preenchendo todos os critérios de participação, será designado por meio de um ''sorteio'' para administração de uma das vacinas. Todos os participantes terão chances iguais de serem designados para administração de qualquer uma das vacinas. O participante, o médico do estudo e a equipe de pesquisa não saberão qual das vacinas será administrada. Ao final do estudo o participante será informado qual vacina recebeu.
 
O voluntário será acompanhado pela equipe da pesquisa por aproximadamente um ano a partir de contato telefônico e consultas presenciais no ITPS. 
 
Há algum custo envolvido?
 
A vacina do estudo e acompanhamento relacionado à pesquisa serão fornecidos sem custos para o participante e suas despesas de deslocamento serão cobertas pelo estudo. 
 
Como participar?
 
Interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato com o ITPS: (54) 3455 4333, ramais 1125 e 1126, whatsapp (54) 992371788 ou enviar um e-mail para instituto.pesquisa@tacchini.com.br 
 
Dengue 
 
A dengue é uma doença tropical causada por vírus transmitido pelo mosquito aedes aegypti. Ela pode causar dor de cabeça, febre alta, vômitos, dor generalizada e lesões de pele. Em alguns casos, pode se tornar grave e causar sangramento intenso, choque e até mesmo a morte. Não há remédio específico para o tratamento da dengue, então se você contrair essa doença, seu tratamento será de acordo com a prática médica local para amenizar os sintomas. 
 
O que são estudos clínicos
 
Um estudo clínico é uma pesquisa que tenta responder perguntas sobre como os medicamentos ou as vacinas agem nas pessoas que fazem o seu uso. Os pesquisadores fazem estudos para verificar se medicamentos ou vacinas são seguros e se funcionam bem para determinado tipo de doença. Essas pesquisas podem ajudar no desenvolvimento de novas medicações e disponibilizar novos tratamentos para a população. 
 
Regulamentações e políticas têm sido elaboradas para proteger os direitos, a segurança e o bem-estar das pessoas que participam de estudos clínicos e para ajudar a garantir que essas pesquisas sejam conduzidas de acordo com rígidos princípios éticos e científicos. 
 
O ITPS
 
O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) é a unidade do Tacchini Sistema de Saúde responsável pela condução de estudos clínicos junto aos profissionais dos Hospitais Tacchini e São Roque, e, estudos de responsabilidade social embasados na epidemiologia da região.
 
Durante a pandemia, o ITPS se notabilizou por participar do maior número de estudos em busca de tratamentos para a Covid-19 entre todas as Instituições de pesquisa do Rio Grande do Sul. Ao todo, a unidade participou de 13 estudos relacionados ao tema em menos de 24 meses. 
 
Com o objetivo de seguir trazendo novas opções de estudos para a população, o ITPS traz o estudo de vacinas relacionado à prevenção de contaminação por dengue.