O frio da noite de quinta-feira não impediu que convidados e visitantes comparecessem à abertura oficial da 32ª edição do Festiqueijo Carlos Barbosa. O Centro Cultural Mãe de Deus recebeu cerca de 1500 visitantes que puderam desfrutar de queijos, vinhos, espumantes e pratos típicos da culinária italiana, coroados pelo show internacional com a banda Star Beatles.
Foi com um brinde caloroso, comandado pelas soberanas Alessandra Sipp (Senhorita Festiqueijo) e Franciele Dastch (Dama de Companhia), que a festa que se estende até o dia 31 de julho, iniciou. O clima de união ressaltado no ato foi a confirmação das palavras proferidas pelo presidente do FestiQueijo, Lari José Audibert, em seu pronunciamento. “Eu sempre vi em Carlos Barbosa um município que olha para frente através das realizações dos seus gestores públicos e da união com a iniciativa privada. Essa união fez de nossa cidade um município destaque e hoje não é diferente. Gostaria de fazer um agradecimento ao prefeito Everson Kirch e à vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, por acreditarem e ter dado a largada para que este modelo de gestão público-privada do FestiQueijo fosse adotado com a possibilidade de ser melhorado para próximas edições”, pontuou o dirigente.
A presidente da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI), Marisa Kaspary Zanatta, ressaltou a longevidade da festa: “Todos nós buscamos no FestiQueijo vivenciar momentos de felicidade. É isso que essa festa faz: proporciona o brilho no olhar, sorriso no rosto, porque conecta pessoas, cultura e nos conecta aos nossos antepassados”, analisou.
A origem simples e a força do homem do campo foi destacada no pronunciamento do Secretário de Turismo e Desenvolvimento de Carlos Barbosa, Fábio Rogério Basso. “Deixo aqui um agradecimento especial aos que já passaram por aqui e criaram uma festa tradicional que originou o que hoje é o nosso 32º FestiQueijo”. Já o prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch, agradeceu a atuação do tripé que organizou o FestiQueijo em um exímio trabalho de equipe: “Todos aceitaram o desafio de estar aqui organizando e proporcionando essa festa a todo nós”.
IMPORTÂNCIA PARA O TURISMO
O prestígio que o FestiQueijo adquiriu ao longo de suas três décadas de história ficou evidente diante da presença massiva de autoridades da região e também do estado. Em seu pronunciamento, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Vieira Souza, ressaltou o potencial turístico de Carlos Barbosa, enfatizando o sucesso do Festival e as melhorias realizadas para tornar a 32ª edição uma edição histórica. “Nós precisamos nos centrar ainda mais nas atividades econômicas que garantirão nosso desenvolvimento. O turismo é uma delas. Eventos como estes são fundamentais para que a gente possa valorizar a cultural, a gastronomia e a hospitalidade do povo gaúcho. Carlos Barbosa tem tudo para aumentar ainda mais a sua capacidade turística”, concluiu.
Sistema de turnos para redução de filas
Para garantir mais qualidade, melhor disposição dos produtos e conforto aos visitantes, uma das principais mudanças no FestiQueijo é o modelo de turnos. A proposta é reduzir o tempo de espera nas filas e dar mais opções de escolha ao público. Desta forma, serão cinco turnos de horários, com tarifas diferentes. Os ingressos são intransferíveis e numerados para melhor controle.
SERVIÇO:
FestiQueijo 2023
De 30 de junho a 30 de julho
Às Sextas, Sábados e Domingos
Centro Cultural Mãe de Deus – Carlos Barbosa
Venda de ingressos através do site www.festiqueijo.com.br
Mín. 13° Máx. 29°