O município de Bento Gonçalves foi selecionado para ser uma das sedes da etapa regional da Taça das Favelas, o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, o qual desembarca no Rio Grande do Sul pela primeira vez. O torneio, que será financiado pelo governo do Estado e realizado pela Central Única das Favelas (CUFA), teve o lançamento oficial realizado na tarde desta quinta-feira (29), na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre.
O campeonato contemplará as categorias masculina (entre 14 e 17 anos) e feminina (a partir dos 15 anos). A primeira fase consiste no "Dia da Peneira", prevista para ocorrer a partir de 15 de julho. A segunda etapa será os Torneios Regionais, que estão previstos para serem realizados a partir de 23 de setembro. As finais estão marcadas para o dia 18 de novembro, com transmissão em TV aberta.
Inscrições para a Taça das Favelas
No total, serão 25 municípios de várias regiões do estado envolvidos. Além de Bento Gonçalves, também vão sediar a competição Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Viamão, Montenegro e Frederico Westphalen.
O campeonato é exclusivo para moradores de favelas e periferias. Poderão se inscrever todas as comunidades situadas nessas 25 cidades, desde que estejam em áreas de favelas, periferias ou subúrbios, com comprovação de endereço. A CUFA irá avaliar as inscrições e, depois, divulgar a lista das equipes selecionadas para participar da disputa. É possível inscrever-se individualmente, como jogador, ou por equipes. O regulamento completo também está disponível no site. Abertas oficialmente nesta quinta, as inscrições poderão ser realizadas até 13 de julho, por meio do site da Taça das Favelas RS.
"A Taça das Favelas é muito mais que um campeonato de futebol, é transformação de realidades. O legado do torneio é imenso, já revelou grandes talentos para o futebol brasileiro e impactou a vida de outros tantos jovens. Depois de 10 anos acontecendo em outros estados, estamos trazendo algo para promover a igualdade e integração social através do esporte", afirmou Rogério Santos, coordenador da CUFA Montenegro e um dos organizadores do evento.
"Realizar este projeto pela primeira vez no Rio Grande do Sul é muito importante. Será o maior campeonato de comunidade do Estado, com transmissão da TV aberta. Vamos colocar os atletas e as comunidades em lugar de destaque e mostrar a potência das favelas gaúchas. A Taça das Favelas mudará o conceito de projeto esportivo e social no Estado", acrescentou o coordenador da CUFA Frederico Westphalen, Junior Torres, e também organizador do evento.
O governador do Estado Eduardo Leite destacou o projeto como uma forma de proporcionar perspectiva aos jovens e promover a inclusão. "Precisamos oferecer perspectiva de futuro para nossas crianças e jovens, e o esporte é uma força transformadora que proporciona essa perspectiva. A Taça das Favelas será um instrumento que nos ajudará a transformar vidas, promover mudanças e revelar novos talentos esportivos", ressaltou Leite.
Mín. 14° Máx. 25°