O Farrapos disputa o seu confronto mais importante até então na temporada 2023 neste sábado, dia 1º, em São Paulo-SP. O alviverde entra em campo em busca da vaga à final da Copa do Brasil de Rugby XV, cuja competição reúne os campeões regionais e estaduais do ano passado. Para isso, o time de Bento Gonçalves terá a difícil missão de quebrar um jejum de três decisões sem vencer da Poli-SP, o seu algoz nas últimas três edições do Campeonato Brasileiro.
Farrapos e Poli já se enfrentaram em cinco ocasiões na história em competições de rugby XV. A equipe paulista soma três vitórias consecutivas, todas em fases derradeiras nas últimas três edições do Campeonato Brasileiro. Em 2018, na final da competição nacional, a Poli superou o alviverde por 30 a 25, no Estádio da Montanha, conquistando o seu primeiro título do torneio. Em 2019, os paulistas levaram a melhor na semifinal diante do time gaúcho por 18 a 14, em São Paulo. No ano passado, também fora de casa, o alviverde foi eliminado na semifinal para a Poli, por 14 a 10.
As últimas vitórias do Farrapos ocorreram no Campeonato Brasileiro de 2017. Na ocasião, o alviverde derrotou a Poli por 50 a 5, na primeira fase, e por 34 a 23, nas quartas de final, ambos no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves.
Capitão do Farrapos prevê embate duro:
Para quebrar o jejum contra o time paulista, o Farrapos aposta na experiência de atletas que há anos fazem parte da espinha dorsal do clube. Um deles é o capitão da equipe, Leonardo de Paula, o Pardal. "Nossa expectativa é vitória sempre, não importa contra quem o Farrapos jogue, além de ser uma semifinal de Copa do Brasil, que nos dá uma motivação a mais", avalia o jogador.
Nos últimos dois confrontos, as partidas entre os times foram decididas nos detalhes, com placarem acirrados. Para o capitão alviverde, o duelo valendo vaga à final da Copa do Brasil não será diferente dos últimos jogos diante da equipe paulista. "Um jogo como esse normalmente é decidido em detalhes. Sabemos que teremos um jogo duríssimo pela frente e a equipe que estiver na maior parte do tempo focada e concentrada e conseguir pontuar quando tiver a oportunidade pode sair com a vaga na final", explica Pardal.
Semifinal - Copa do Brasil
Porto Seguro-BA x Niterói-RJ - 15h - Porto Seguro-BA
Poli-SP x Farrapos - 15h - São Paulo-SP