O jovem atleta Ricardo Dalla Corte Vieira, de 12 anos, uma das promessas do basquete do Grêmio Náutico União (GNU), foi mais uma vez convocado pela Seleção Gaúcha Sub-13. O atleta fará parte da equipe que representará o Estado no Campeonato Sul-Brasileiro de Seleções 2023, em etapas que ocorrem no Paraná e Santa Catarina.
Ricardo iniciou sua carreira na modalidade com seis anos na escolinha da Apacobas/UCS, em Caxias do Sul, onde se sagrou campeão estadual na categoria sub-12, em 2021, e vice-campeão na sub-13, em 2022. No ano passado, o atleta participou do Campeonato Sul-Brasileiro de Clubes e conquistou o vice na categoria sub-13.
As boas atuações de Ricardo chamaram a atenção do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, que fez o convite para que reforçasse a base do clube da capital em 2023, passando a treinar na equipe porto-alegrense, em média, três vezes por semana.
A jovem promessa é filho de dois ex-atletas, porém de voleibol. Sua mãe, Mônica Dalla Corte, iniciou jogando em Bento Gonçalves, passando pela Seleção Gaúcha e Seleção Brasileira de base, aos 16 anos. Atuou em clubes como Grêmio Náutico União e Sogipa, ambos de Porto Alegre, e encerrou a carreira em 2004, na Unisc, de Santa Cruz do Sul.
O seu pai, Cláudio Roberto de Oliveira Vieira, também atuou profissionalmente no voleibol, inclusive com passagens pelo Bento Vôlei, tanto dentro como na beira da quadra, sendo jogador e treinador no clube. Também vestiu a camisa do Grêmio Náutico União, Frangosul, de Novo Hamburgo, além da Seleção Gaúcha e Brasileira. Também jogou vôlei de praia entre 1996 até 2003, atuando no Circuito Nacional Banco do Brasil.
Com o incentivo dos pais, mesmo em uma modalidade distinta Ricardo almeja seguir evoluindo visando se tornar um atleta profissional de basquete. A jovem promessa foi o primeiro jogador bento-gonçalvense a ser convocado para a Seleção Gaúcha de basquete. Os treinos iniciam no dia 1º de julho, em Porto Alegre. A primeira etapa do Sul-Brasileiro ocorre em outubro, no Paraná.