Os resultados da abertura do returno da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Rugby - Super 12 - deixaram a briga pela classificação no grupo A ainda mais acirrada. Apesar da derrota para o Desterro-SC na rodada, o Farrapos segue no G2 da chave, uma vez que o rival Charrua perdeu para o Joaca-SC neste sábado (24), cujo resultado embolou a disputa pelas duas vagas à próxima fase.
O time alviverde foi superado pela equipe catarinense pelo placar de 24 a 22, perdendo a liderança do grupo. Com o ponto bônus, o Farrapos está a apenas um ponto atrás do Desterro-SC. O Charrua, de Porto Alegre, tinha a oportunidade de assumir a ponta da tabela, mas a equipe gaúcha perdeu para o Joaca-SC, que estava na lanterna do grupo, pelo placar de 41 a 9. Ambas as equipes somam nove pontos, dois a menos em relação ao time de Bento Gonçalves.
Na próxima rodada, o Farrapos recebe o Charrua no clássico gaúcho, no dia 7 de julho, no Estádio da Montanha. No primeiro turno, o time porto-alegrense levou a melhor por 19 a 17. A equipe comandada pelo técnico Javier Cardozo necessita fazer o dever de casa para chegar à rodada derradeira dependendo apenas de suas próprias forças para garantir a classificação.
Antes, no entanto, o time alviverde encara mais uma decisão pela Copa do Brasil de Rugby XV. O Farrapos viaja até São Paulo-SP no próximo final de semana para enfrentar a Poli-SP, no dia 1º de julho, pela semifinal da competição nacional.
4ª rodada - Super 12:
Desterro-SC 24 x 22 Farrapos
Joaca-SC 41 x 9 Charrua
Classificação - Grupo A:
1º Desterro-SC: 12
2º Farrapos: 11
3º Joaca-SC: 9
4º Charrua: 9
Mín. 14° Máx. 25°