Em uma temporada na qual o Nantes disputou três competições, com altos e baixos, o zagueiro bento-gonçalvense Andrei Girotto novamente foi um dos destaques do elenco. De acordo com a SofaScore, que lida com estatísticas do futebol mundial, o defensor foi o líder em ações defensivas entre 2.499 jogadores das Top 5 ligas europeias na temporada 2022/23. Agora, com propostas de outros clubes, o futuro de Girotto na equipe francesa é incerto.
No Campeonato Francês, o Nantes se salvou do rebaixamento na última rodada. Na temporada, o clube também disputou a Liga Europa, na qual chegou até a segunda fase da competição, sendo eliminado pela forte equipe da Juventus, da Itália, e alcançou, pelo segundo ano consecutivo, a final da Copa da França, cuja decisão os Canários foram superados pelo Toulouse.
“Foi uma temporada que disputamos a Liga Europa e fomos até a final da Copa da França, e tivemos altos e baixos. Fomos muito bem na Liga Europa, jogamos contra a Juventus e fizemos um bom resultado na casa deles, mas na volta, com um a menos, a gente perdeu, porém fizemos bons jogos na Liga Europa, nos classificando na fase e grupos”, avalia Girotto.
A participação no torneio continental e a boa campanha na Copa da França trouxeram um desafio ainda maior ao Nantes na temporada: conciliar todas as competições: “Na Copa da França fomos até a final eliminando Lyon e Lens, que acabou em segundo lugar no Campeonato francês, e tivemos na segunda parte da temporada um momento difícil na Ligue 1. Foi nossa dificuldade de conciliar o campeonato com as copas, mas muito feliz em ajudar o Nantes a se manter na primeira divisão. Com o histórico que Nantes tem merece estar na elite”, pondera o zagueiro.
Ao todo, Girotto disputou 36 jogos, com um gol e uma assistência. Segundo as estatísticas do SofaScore, o bento-gonçalvense somou 122 desarmes, 73 interceptações, 163 bolas recuperadas e 59% dos duelos ganhos, números que o credenciou a obter uma nota de 7.16, considerada significativamente alta.
“Fico feliz pelo desempenho individual ter sido muito bom nessa temporada. Fiquei várias vezes no status entre os melhores em desarme, roubadas de bola, com esses status bons fico feliz em estar figurando entre os melhores dos Top 5 da Europa. Continuo trabalhando nesse foco para manter esse desempenho”, relata.
O futuro de Girotto:
O zagueiro tem contrato com o Nantes até junho de 2024. No entanto, o jogador tem recebido propostas de outros clubes, principalmente da Europa, o que deixou em aberto o futuro de Girotto para a próxima temporada.
“Tenho contrato até 2024 e tenho contato de alguns clubes, então não sei ainda a minha próxima temporada onde vai ser, mas tenho contrato com o Nantes até 2024. Tem que esperar essa janela como vai ocorrer e deixo na mão dos meus empresários. Agora é descansar depois de uma temporada muito longa e desgastante que foi essa”, pondera Girotto.
Mín. 14° Máx. 25°