Uma mancha na pele pode ser um sinal perigoso de câncer de pele. Se você tem alguma mancha, pinta ou verruga suspeita na pele, fique de olho nos seguinte pontos para saber se pode ser um melanoma. Eles são chamados de ABCDE:
1. Assimetria
Imagine uma divisão no meio da pinta e verifique se os dois lados são iguais. Se apresentarem diferenças deve ser investigado.
2. Bordas irregulares
Sabe a voltinha da pinta ou mancha? Verifique se ela é irregular ou serrilhada. Em caso positivo, vale procurar seu médico.
3. Cores misturadas
A pinta tem uma cor única ou mistura várias? Se ela misturar diversas cores, pode ser um indício de melanoma e é bom falar com um dermatologista.
4. Diâmetro maior do que 6 mm
Pintas com mais de 6 milímetros de diâmetro (ou seja, a medida de uma borda a outra) podem ser um sinal de risco e pedem análise de um médico.
5. Evolução constante
Pintas e sinais que mudam de cor, tamanho ou aspecto devem ser sempre levadas para um médico analisar.
Sem pânico apresentar esses sintomas não significa que você tenha um melanoma. Indicam que aquela pinta deve ser examinada por um dermatologista, que saberá dizer se é de fato suspeita, nem sempre o melanoma é facilmente reconhecível pelo paciente, muitas vezes pode não apresentar nenhum sintoma, mas ser detectado pelo exame cuidadoso do dermatologista.
O que observar nas minhas manchas
Se você já tem pintinhas, vale ficar atento a alguns sintomas nelas:
Elevação, como espessamento ou aumento de uma pinta anteriormente plana
Superfície, tais como oxidação, erosão, inchaço, sangramento ou crostas
Pele ao redor, tais como vermelhidão, inchaço ou pequenas novas manchas de cor em torno de uma lesão maior (pigmentações satélite)
Sensação, tais como coceira, formigamento, queimação ou dor
Consistência, como amolecimento ou pequenos pedaços que se quebram facilmente.
Afinal, o que é o melanoma?
Melanoma é um tipo de tumor de pele de pele maligno que começa nas células que produzem o pigmento da pele (melanócitos) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais.
Ela é considerado um tumor bastante perigoso, capaz de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive no cérebro e coração.
Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 6 mil novos casos de melanoma por ano.
Mín. 14° Máx. 25°