Depois de 84 dias internada na UTI Neonatal do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, a pequena Valentina Araldi Soares recebeu a liberação para conhecer o mundo fora da Casa de saúde nesta quinta-feira, 22. A bebê nasceu no último dia 30 de março, depois de apenas 25 semanas e 3 dias de gestação, pesando 864 gramas e por isso precisou ser transferida para os cuidados intensivos.
A jornada de Valentina tocou os corações de todos os profissionais de saúde que acompanharam sua história no Tacchini. A notícia de sua alta hospitalar no dia 22 de junho de 2023 trouxe uma onda de alegria para a equipe multiprofissional da UTI Neonatal do Hospital Tacchini. Pesando pouco mais de 2 quilos, ela está pronta para embarcar em uma nova fase de sua vida, em casa, ao lado dos pais, Ariane Araldi de Matos e Derlei da Silva Soares, que acompanharam de perto todo o processo de internação.
“Os prematuros precisam enfrentar diversos desafios desde o primeiro dia de vida. Cada grama ganha, cada marco alcançado é uma vitória. Graças à atenção especializada e ao ambiente propício para o seu desenvolvimento, eles se desenvolvem e se fortalecem a cada dia. Ficamos muito felizes com desfechos como esse. Ela tem toda vida pela frente”, descreve Martina Michaelis Bergmann, coordenadora de enfermagem do processo materno-infantil do Tacchini.
Desafios da prematuridade
Mesmo com os cuidados, a prematuridade é um desafio enfrentado por muitos bebês ao redor do mundo. Estima-se que um em cada dez bebês nasçam antes de 37 semanas de gestação, totalizando aproximadamente 15 milhões de crianças anualmente.
A UTI Neonatal do Hospital Tacchini tem se destacado no atendimento a bebês prematuros, como é o caso da adorável Valentina. A equipe multiprofissional, composta por profissionais altamente qualificados e dedicados trabalha incansavelmente para oferecer os cuidados necessários e proporcionar as melhores chances de crescimento e desenvolvimento aos bebês.
Esse cuidado pode ser traduzido em números. Historicamente, a UTI Neonatal do Hospital Tacchini registra 90% de sobrevivência para bebês que nascem com menos de 1,5 quilos. A porcentagem é comparada a hospitais de ponta localizados em países desenvolvidos da Europa e América do Norte.
Cuidados e prevenção
Enquanto Valentina continua sua jornada rumo ao crescimento e ao desenvolvimento saudável, sua história lembra dos desafios enfrentados na prevenção à prematuridade, embora nem sempre seja possível prevenir totalmente o problema. Contudo, existem algumas medidas que podem ajudar a reduzir os riscos relacionados, como: