Quem estava em Bento Gonçalves nas últimas semanas notou as grandes filas de veículos até a entrada da Fundaparque, no bairro Fenavinho, e com isso, o vereador Thiago Fabris (PP) aproveitou para divulgar pelas suas redes sociais um projeto em que pretende abrir a rua lateral, trajeto que hoje é apenas para pedestres e que liga a Alameda Fenavinho e 07 de Setembro com Aristides Bertuol, para melhorar o fluxo do trânsito no local em dias de feiras e eventos.
Conforme as informações do vereador Thiago Fabris (PP), essa indicação de abertura da rua que existe apenas para pedestres, ao lado dos portões de saída da Fundaparque e que liga a Alameda Fenavinho e 07 de Setembro com a Aristides Bertuol, foi realizada ainda em 2021, mas que agora que está em andamento. "Já há um projeto que está no IPURB (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e logo mais será encaminhado para a Secretaria do Meio Ambiente para o licenciamento ambiental," revela Thiago.
O vereador destaca que essa obra será de muita utilidade nos dias de feiras e eventos na Fundaparque, pois melhorará o fluxo do trânsito no local. "Com a abertura daquela estrada, será possível desafogar a Avenida Marechal Castelo Branco, Alameda Fenavinho e Rua Carlos Dreher Neto, principalmente durante as feiras, pois o veículo que seguirá para os Caminhos de Pedra, Farroupilha, Caxias do Sul poderá descer por essa nova rua e chegar diretamente na Rua Aristides Bertuol, sem passar pelos outros trajetos," explica Fabris.
A reportagem do NB Notícias perguntou ao vereador sobre a questão de que, com essa mudança, talvez gerasse mais trânsito na rua Aristides Bertuol, a qual já tem um grande fluxo diariamente por ser uma das saídas e entradas da cidade, porém o parlamentar afirma que isso não ocorrerá. "Não, pois as pessoas que descerão pela nova rua, são as mesmas que iriam usar o caminho tradicional, então não terá aumento de fluxo," esclarece Thiago.
Também questionamos sobre a possibilidade da instalação de semáforos para controlar o trânsito no local, mas o vereador frisa que não há necessidade. "Não há previsão de semáforos pois impactaria em congestionamento na Aristides Bertuol e também não há necessidade, pois o objetivo da rua é apenas para quem sai da cidade, sentido Barracão," comenta Fabris.
A obra não tem prazo para início, pois ainda está nos processos burocráticos, porém o vereador Thiago acredita que em 2024 o projeto estará em andamento.
Mín. 14° Máx. 25°