Um dos grande pecados da gula que cometo são com os biscoitos de feira. . Quem é que resiste aquelas delícias amanteigadas que derretem na boca. Esses biscoitinhos com um cafezinho da tarde é impossível!
Antigamente eram feitos em casa e com uma máquina que modelava os biscoitos, igual a da imagem.
Na verdade era uma máquina manual de moer carne, que possuía um adaptador para os vários modelos de biscoitos. Hoje em dia você pode encontrar vários modelos no mercado que são de plástico, super baratos e eficientes, como a que eu usei para fazer meus biscoitos.
Ir na feira da esquina e comprar os biscoitos é bem mais fácil do que fazer em casa. Mas colocar a mão na massa, se lambuzar toda feito criança, deixar a casa com perfume de biscoito assado é algo mágico que vai além do prazer de comer.
Envolve trabalho, paciência e algo que acalma e a cozinha é o lugar ideal para uma boa terapia.
Biscoitos de Coco
Ingredientes:
3 ovos;
1 coco ou 1 pacote de coco desidratado grande;
1 kg de maisena;
1/2 kg de açúcar (tire uma colher);
200g de manteiga amolecida;
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó.
Modo de fazer:
Hidrate do coco com um pouco de água (se for natural não precisa), escorra bem e misture aos outros ingredientes. Amasse tudo com mão até formar uma massa homogênea. Passe na máquina de fazer biscoitos para dar forma, ou se não tiver, faça rolinhos compridos com a mão e corte em pedacinhos, tipo nhoque. Coloque em forma untada com margarina e de uma leve amassadinha com a ponta de um garfo, em cada um dos pedacinhos, só para enfeitar. Coloque no forno a 180 graus. Quando estiverem começando a dourar as bordas embaixo, já estão bons. Retire da forma e deixe esfriar antes de guardá-los em potes de vidros e latas de bolachas.
Biscoitos de Nata
Ingredientes:
1 xícara de nata*;
1 xícara de manteiga*;
1 xícara de açúcar
1 xícara de trigo (vai um pouco mais para terminar de amassar).
Modo de Fazer:
Amasse tudo com mão até formar uma massa homogênea e terminar de amassar com mais trigo. Passe na máquina de fazer biscoitos para dar forma, ou se não tiver, faça rolinhos compridos com a mão e corte em pedacinhos, tipo nhoque. Coloque em forma não untada, de uma leve amassadinha com a ponta de um garfo, em cada um dos pedacinhos, só para enfeitar. Coloque no forno a 180 graus. Quando estiverem começando a dourar as bordas embaixo, já estão bons. Retire da forma e deixe esfriar antes de guardá-los em potes de vidros e latas de bolachas.
Mín. 15° Máx. 18°