Após três meses da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, agora que Bento Gonçalves está quase chegando em 50% dos vacinados nos grupos prioritários. A aplicação do imunizante continuará no município sem data definida para término. A procura está abaixo do esperado.
Até o momento, a Secretaria de Saúde (SMS) confirma que já foram aplicadas 28.616 doses, representando 45,99% dos grupos prioritários. A coordenadora do setor de imunizações, Luiza do Rosário, destaca que a imunização está abaixo do esperado. "Com a liberação para todos os públicos tivemos um aumento na procura pela imunização. Mas ainda registramos um dado abaixo do esperado no público alvo da campanha que são idosos, crianças e outros, que necessitam dessa proteção. E com a chegada do inverno, temos um aumento das doenças respiratória e nos casos de influenza. Por isso, ressaltamos a importância de procurar a imunização", disse.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza variam de quadros leves a graves e podem levar a óbito.
A vacinação está disponível em todas unidades de saúde da cidade, para toda a população a partir dos 6 meses de idade, de segunda a sexta, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.