A época do plantio das uvas e pêssegos está chegando e com elas uma nova preocupação dos produtores rurais do interior de Bento Gonçalves. Conforme as informações do vereador Paulo Cavalli (PTB), mais conhecido como Paco, muitos agricultores precisam de um maquinário para a limpeza do solo para iniciarem a preparação para as novas plantações, mas ainda não conseguiram a solicitação com a Secretaria de Desenvolvimento e Agricultura e caso o serviço não seja feito a tempo, a produção pode atrasar em um ano. O responsável pela pasta alega que todos estão recebendo o suporte.
De acordo com os relatos recebidos pelo vereador Paulo Cavalli (PTB), conhecido como Paco, os meses de junho e julho são usados para o plantio de pêssegos e uvas na região e vários produtores rurais de todos os distritos de Bento Gonçalves ainda estão aguardando as escavadeiras hidráulicas e mini retroescavadeiras para limparem seus terrenos e iniciarem as plantações. "Está atrasado porque não foi nem licitado. Não é culpa do Secretário (Volnei Christófoli), mas acho que falta a liberação de recursos da Secretaria de Finanças, imagino que não tenha dinheiro," destaca o vereador.
O parlamentar frisa que esse apoio das máquinas para esses produtores é essencial para seus trabalhos. "Todos os distritos estão no aguardo dessas máquinas e o agricultor precisa desse auxílio da Prefeitura, só que desta maneira está difícil," comenta Paco.
O Secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, alega que esse problema não está ocorrendo e que todos os produtores estão sendo atendidos. "Já estamos atendendo os agricultores com as horas máquinas em todas as comunidades. Também não faltou verba para as solicitações," esclarece Volnei de forma sucinta.
O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cedenir Postal, confirma a resposta do Secretário, porém destaca que o serviço das máquinas deveria ter iniciado logo no final da safra e só começou no mês de junho. "Realmente estão começando agora os serviços e isso já deveria ter começado logo após a safra. Disseram que demorou a licitação, mas tem muitos para serem atendidos e o ideal era que já estivesse concluído o trabalho para poderem fazer o plantio," explica Cedenir.
Postal também comenta que se caso o serviço das máquinas não seja feito a tempo, poderá atrasar em um ano a produção. "Esse atraso pode impactar se o produtor precisar preparar o terreno e as máquinas não conseguirem fazerem o serviço em tempo e irá passar o período do plantio. No caso da uva e do pêssego pode atrasar em um ano o plantio," revela o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais.
Como solicitar o serviço das máquinas
De acordo com o responsável da pasta, a solicitação precisa ser feita sempre na Secretaria de Agricultura ou nas subprefeituras, mediante apresentação do talão do agricultor, dando o direito de até de 12 URMs (Unidade de Referência Municipal), que definem o número de horas disponíveis para cada produtor através do talão. O tempo para ser atendido é conforme prioridades da demanda.
Mín. 13° Máx. 20°